Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tesla vai construir unidade de armazenamento de energia eólica

Por| 07 de Julho de 2017 às 13h10

Link copiado!

Tesla vai construir unidade de armazenamento de energia eólica
Tesla vai construir unidade de armazenamento de energia eólica
Tudo sobre Tesla

Em mais um passo de sua expansão de negócios para além dos veículos elétricos em si, a Tesla Motors está construindo uma unidade de armazenamento de energia eólica na Austrália. O projeto, com previsão de finalização para dezembro de 2017, vai guardar o que for gerado durante o período de pico de produção das turbinas, auxiliando a manter disponibilidade ao longo de todo o dia, mesmo em períodos de menos geração.

Para fazer isso, a Tesla vai usar sua tecnologia comercial de baterias, que já está em uso também nos carros da companhia. Assim, acredita a empresa, ela garante a aplicação de uma solução que comprovadamente funciona sem a necessidade de gastos maiores com pesquisa e desenvolvimento de equipamentos dedicados. Os módulos Powerpack, como são chamados, poderão atender mais de 30 mil casas, funcionando em capacidade máxima.

A unidade será construída na Fazenda Hornsdale e faz parte de uma iniciativa conjunta do governo e da iniciativa privada para investimento em fontes alternativas de energia, tanto para proteção ao meio ambiente como forma de backup. Em 2016, uma tempestade afetou infraestruturas essenciais do sul do país, interrompendo o fornecimento de eletricidade para cerca de 30 mil pessoas.

A Tesla destaca que, com sua solução e a parceria, isso poderia ter sido evitado, já que a capacidade da usina que está construindo seria capaz de atender, justamente, essa parcela da população. Além disso, a empresa diz estar auxiliando na estabilização da oferta energética da região, controlando a entrega de carga de acordo com a demanda dos moradores.

Continua após a publicidade

Para fazer isso, a companhia também está instalando células Powerpack ao longo da rede, incluindo a casa de alguns clientes, como forma de disseminar a energia armazenada e evitar sobrecargas. Com isso, a Tesla garante também a entrega mais consistente de eletricidade e evita picos de tensão.

Essa é a segunda empreitada desse tipo para a Tesla. Também utilizando a tecnologia Powerpack, a empresa já trabalhou ao lado da administração da ilha de Kauai, no Havaí, para integrar as redes de fornecimento de energia eólica e solar. Mais uma vez, o caso serve não apenas como um cartão de visitas para a tecnologia presente nos veículos, mas também como forma de diversificar os negócios da companhia.

Fonte: Tesla