Sustentabilidade como propulsor da inovação nas empresas
Por Fernando D´Angelo | 09 de Novembro de 2016 às 20h22
Foto: Openspace
Em palestra bastante provocativa na HSM Expo Managment 2016, Rebecca Henderson afirma categoricamente que os desafios de sustentabilidade atuais são propulsores da inovação e sucesso corporativo, e que esses grandes problemas podem sim ser solucionados e liderados pela iniciativa privada.
São dois grandes problemas de sustentabilidade que existem:
- Esgotamento dos recursos naturais
- Aumento da desigualdade social
Todos os demais problemas relacionados são consequência ou estão contidos nesses dois cenários.
Mas por que a iniciativa privada deveria se envolver e liderar a resolução desses problemas?
Existem alguns fatores que justificam o investimento nessas questões:
- A forma como os clientes enxergam a marca pode melhorar (ou piorar) de acordo com o posicionamento da empresa em relação a esses tópicos.
- O aumento da eficiência energética pode representar economia considerável na cadeia produtiva.
- Possibilidade de diferenciação e posicionamento de produtos (Ex: Linha Natura Ekos).
- A busca por soluções pode criar novos modelos de negócios disruptivos (Ex: telhas da Tesla que captam a energia solar e a transformam em eletricidade).
- Ter um propósito nobre e que vai além de gerar dividendos aos acionistas motiva e engaja funcionários, ampliando a performance e reduzindo a perda de talentos.
- A diminuição da desigualdade amplia o mercado, criando novos consumidores e necessidades.
- Pode garantir que a cadeia de fornecimento de matéria prima não se rompa por conta das mudanças climáticas ou catástrofes naturais.
Mas o enfrentamento desses problemas em larga escala requer soluções inovadoras num ambiente incerto e arriscado.
E a sua empresa, está preparada?
Agradecimentos especiais à HSM Educação Executiva e à Assessoria de Imprensa pelo convite para acompanhar a HSM Expo Management 2016.