Sistema de energia solar criado por brasileiro permite zerar as contas de luz

Por Redação | 06 de Abril de 2016 às 11h40

Alírio Macedo, um eletrotécnico de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul, criou e conduziu um projeto de geração própria de energia por meio de um inversor fotovoltaico. O sistema atua com a captação, geração e armazenamento de energia solar, e a energia gerada durante o dia é inserida na rede pública por meio de placas voltaicas.

Além de gerar energia, o On-Gride permite inserir a quantia excedente na rede; ou seja, o sistema faz a inversão e adiciona energia gerada e a não consumida.

Como o sistema também armazena energia, o excedente gera um bônus que pode ser utilizado em até três anos. Depois do acúmulo deste período, o bônus é zerado e o sistema passa a acumular o excedente novamente. Interessante que o bônus pode ser utilizado em outros imóveis cadastrados pela concessionária local ou em outros lugares por meio do CPF.

A invenção ecológica é capaz de gerar 150kwh/mês na residência do eletrotécnico, sendo que seu consumo médio é de 104kwh/mês. O que sobrar poderá ser acumulado para zerar suas contas.

O aparelho conversor de Alírio conta ainda com uma saída USB, que permite passar todas as informações de geração e consumo de energia para o computador. Os dados também podem ser passados por meio de conexão Wi-Fi.

A ligação final do inversor do inventor foi realizada pela Energisa, concessionária de energia que atende o município de Chapadão do Sul.

Fonte: Catraca Livre

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.