Píer capaz de enfrentar as altas da maré será construído na Flórida

Por Redação | 12 de Abril de 2016 às 00h35

Diante da realidade das mudanças climáticas, percebe-se a necessidade de investimento em infraestruturas que dêem conta do problema. Por isso foi aprovada a construção de um novo píer em St. Petersburg, na Flórida, que seja capaz de suportar as mudanças com as altas da maré.

Desde 2000 a cidade explora alternativas para a construção de um novo cais e, depois de diversos projetos rejeitados, em 2017 as obras serão iniciadas. O projeto, desenvolvido por Rogers Partnes Architects+Urban Designers, Ken Smith Landscape Architect e ASD, contará com uma estrutura leve, capaz de flutuar com as altas da maré e com engenharia inteligente para que o píer suporte as possíveis tempestades, que tendem a ser cada vez mais poderosas.

A estrutura angular do cais será capaz de proteger os visitantes do sol e abrigá-los da nova realidade da Flórida: ter que lidar com as variações climáticas intensas no oceano. A maior parte do píer será composta por um gramado, enquanto serviços, como restaurantes, ficarão localizados nos andares mais altos da construção.

Este é um problema pelo qual diversas cidades litorâneas terão de passar, mais cedo ou mais tarde, pois em muitas delas já se pode observar a invasão do mar no território. Cidades como Miami já estão em busca de soluções em longo prazo que possam dar conta de todas essas incertezas sobre o futuro, afinal, essas projeções atuam como soluções preventivas. Em St. Petersburg, por exemplo, a previsão é de que até 2100 o nível do mar suba 3,2 pés.

Via: Gizmodo

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.