'Earth Mode' permite medir quanto o uso da internet prejudica o meio ambiente

Por Redação | 20 de Abril de 2016 às 09h15

Debates sobre como a indústria afeta o meio ambiente são recorrentes em todo o mundo, mas você sabia que suas atividades e o tempo gasto online também prejudicam a saúde do nosso planeta? Em comemoração ao Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, foi lançado um plugin desenvolvido em parceria entre a Earth Day Network e a Johnnie Walker cujo objetivo é conscientizar e educar os usuários sobre a quantidade de energia consumida durante o tempo que eles passam online.

O cálculo do dispositivo é feito a partir da medição das atividades online ao longo de quatro semanas, estipulando o valor médio de consumo de energia por ano. De acordo com as pesquisas desenvolvidas, um usuário que faz uso médio da rede consome cerca de 130 kg de carbono ao ano. A sugestão para que esse gasto seja compensado é o plantio de quatro árvores para cada usuário.

Segundo Michael Thornton, CEO da Carbon Analytics, que auxiliou no desenvolvimento do Earth Mode, cada vez que um site é acessado há um grande gasto de energia para fornecer os dados, o que cria grande pegada de carbono, principalmente se for levado em conta o número de usuários em todo o mundo. Ele ainda explica que o plugin é uma ferramenta útil para entender esse consumo, já que os usuários poderão acompanhar e monitorar o seu próprio uso.

Uma das prioridades da ação é servir de inspiração para novas ideias que envolvam sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, preocupação constante da população que tem buscado estratégias para aliviar o impacto causado pelo homem na Terra.

O plugin já está disponível para PC e Mac na Chrome Store e pode ser baixado aqui.

Via: Uol

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.