NASA testa aeronaves movidas a propulsores elétricos

Por Redação | 21 de Junho de 2016 às 15h40

Não é só no espaço que a NASA quer revolucionar. A agência espacial dos Estados Unidos anunciou que está conduzindo testes para desenvolver um avião que opere apenas por motores elétricos. O modelo X-57, ou Maxwell, é o primeiro x-plane da agência e tem como objetivo desenvolver tecnologias que colaborem na diminuição de emissões, redução de barulhos e aumento da eficácia de combustíveis.

Os x-planes integram o plano New Aviation Horizons da NASA e pretendem abrir uma nova era na aviação. A aeronave, que recebeu o apelido em homenagem ao físico escocês James Clerk Maxwell, será construída como parte do projeto Scalable Convergent Electric Propulsion Technology Operations Research, que pesquisa tecnologias de propulsão elétrica como alternativa. Com 14 motores propulsores elétricos, o Maxwell conseguiria atingir a velocidade de 280 km/h.

Ainda não há previsão para a conclusão das pesquisas, tampouco para a aplicação da tecnologia em aeronaves existentes. No entanto, um futuro mais sustentável parece cada vez menos distante.

Fonte: NASA

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.