Holanda quer proibir veículos movidos a gasolina e diesel até 2025

Por Redação | 12 de Abril de 2016 às 07h44

Políticos holandeses estão tentando tomar uma medida drástica para combater as emissões de poluentes no meio-ambiente, ao menos no que diz respeito à queima de gasolina e diesel pelos veículos que circulam pelo país. A proposta seria proibir carros com esse funcionamento até 2025, permitindo a circulação apenas de veículos elétricos.

Os moradores do país já preferem meios de transportes “verdes” como a bicicleta, não fazendo uso tão intenso dos carros como aqui na América. Em Amsterdam, por exemplo, ciclistas que mantêm uma velocidade consistente na magrela acabam se deparando com um extenso número de sinais verdes nas ruas (já que a prioridade no trânsito é das bicicletas), fazendo com que a viagem seja ainda mais rápida e segura.

Apesar da boa intenção, especialistas acreditam que um período de nove anos seja muito curto para esperar por um desenvolvimento da indústria de carros elétricos que seja suficiente para o sucesso da medida. Henk Kamp, ministro da Economia, criticou a ideia apoiado em uma pesquisa que revelou que apenas 15% dos carros holandeses serão elétricos até o ano de 2025.

O plano dos políticos da Holanda, se aprovado, proibirá a venda de qualquer veículo que seja emissor de poluentes, o que inclui até mesmo os carros híbridos. Seriam permitidos, então, somente os carros elétricos e automóveis movidos a hidrogênio - mesmo que esse segundo tipo ainda não tenha chegado de maneira significativa ao mercado.

Fontes: Tech Insider, Digital Trends

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.