Estamos explorando 173% da biocapacidade do planeta Terra, revela novo estudo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Maio de 2021 às 12h05

jcomp/Freepik

A Terra tem seus recursos explorados pelos humanos há bastante tempo, mas nas últimas décadas isso vem causando problemas para o planeta como um todo. De acordo com um estudo recente publicado na revista científica Nature, nós já gastamos cerca de 173% de toda a biocapacidade do mundo. A pesquisa foi conduzida no ano de 2017, quando a população global contava com 7,5 bilhões de pessoas.

Em comparação com 40 anos atrás, a humanidade usava "apenas" 119% da biocapacidade mundial, mostrando que a exploração de recursos apenas piora com o passar das décadas. De acordo com a pesquisa, grande parte desse aumento se deve aos padrões de vida a cada vez mais rigorosos por parte das nações mais ricas. Enquanto isso, cerca de três quartos do total de pessoas que vivem em países com escassez de recursos naturais e com rendas abaixo da média não conseguem competir com os mais ricos.

No ano de 1980, 57% da população do mundo todo sofria com a renda abaixo da média e com escassez de recursos biológicos, e esse número aumentou para 72% em 2017. Já os países com rendas maiores e com déficit de recursos representavam cerca de 14% da população mundial, demandando 52% da biocapacidade da Terra. Nesta última categoria, os países que mais se encaixam são Singapura e a Suíça, pois mesmo com a escassez de recursos em suas próprias nações, têm dinheiro para adquirir o que precisam em outras regiões.

Os autores do estudo dizem ser preciso, com urgência, aprimorar a segurança desses recursos por meio da conservação e restauração, redução do uso de combustíveis fósseis, da exigência de um desenvolvimento mais sustentável e, principalmente, da mudança dos padrões de consumo. E para viver de uma forma realmente sustentável, de acordo com os cientistas, as pessoas não deveriam usar mais que a metade da capacidade de recursos que o planeta nos oferece. Porém, se todos vivêssemos como a Suíça e Singapura, precisaríamos de 3,76 planetas Terra para atender a toda essa demanda.