Emirados Árabes Unidos encomendam construção de montanha artificial

Por Redação | 03 de Maio de 2016 às 08h23

Enquanto o Oriente Médio e a África ficam cada vez mais quentes, diversos pesquisadores têm trabalhado para encontrar formas de maximizar a precipitação das chuvas na região. Pensando nisso, os Emirados Árabes Unidos estão nos primeiros estágios de desenvolvimento de uma montanha artificial. Parece ficção científica, mas é a tecnologia sendo utilizada a favor do meio ambiente.

O objetivo é que mesmo em regiões bastante áridas a montanha artificial possa criar nuvens, estimulando o aumento das chuvas, que acabam sendo raras em áreas desérticas. Para isso, os Emirados Árabes Unidos encomendaram o projeto da Corporação Universitária para Pesquisa Atmosférica em colaboração com o Centro Nacional de Meteorologia e Sismologia (NCAR), instituições norte-americanas.

Atualmente, as pesquisas têm como foco determinar se esse tipo de tecnologia poderia ser aplicado nos Emirados Árabes Unidos e qual teria que ser o tamanho da montanha para haver mudanças significativas nos padrões meteorológicos do local.

De acordo com Roelof Bruintjes, cientista e líder da equipe do NCAR, a montanha só precisa aumentar a formação de nuvens e não necessariamente de nuvens de chuva, já que a partir do momento em que as nuvens começam a se formar, um processo meteorológico desencadeado já é capaz de aumentar a quantidade de chuva.

Antes que o projeto possa ser colocado em prática, os cientistas e pesquisadores do NCAR precisam liberar o orçamento e apresentar as reais possibilidades de construção da montanha artificial. Depois disso, o governo dos EAU precisa avaliar a aprovação do projeto, que é, no mínimo, ambicioso. Como tudo ainda está em processo de pesquisa, o projeto ainda não tem lugar definido para ser concretizado.

Fontes: Digital Trends, Slashdot

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.