Dia da Terra: 7 apps para uma vida sustentável

Por Redação

A Terra é o único lar que nós temos e o dia 22 de abril, dia em que comemoramos o Dia da Terra, pode ser uma ótima data para começar a tomar atitudes mais benéficas em relação ao nosso planeta, reduzindo a produção de lixo e o consumo de água, energia e outros recursos.

Há várias maneiras de levar uma vida sustentável sem ter que sacrificar o que mais gostamos. Selecionamos 7 aplicativos que podem ajudar a reduzir o consumo de energia e água e ainda economizar dinheiro com pequenas ações diárias. Veja como você pode contribuir para o meio ambiente e garantir o bem estar da sua e das próximas gerações!

1. Rota de Reciclagem

Rota de reciclagem app

O Rota de Reciclagem foi desenvolvido em parceria com a Tetra Pak para informar como os usuários podem ajudar no processo de reciclagem, separando e entregando embalagens de leite em pontos de coleta. Mas, além de só entregar as embalagens de leite, com o app você pode descobrir vários pontos de coleta de qualquer tipo de lixo reciclável na sua região. Ele informa onde estão localizados cooperativas de catadores, empresas comerciais que compram materiais recicláveis e pontos de entrega voluntária.

  • Download: iOS

2. Relix (Pernambuco)

Relix app

O Relix mostra pontos de coleta seletiva e cooperativas de catadores em Pernambuco. O aplicativo traça rotas do local onde o usuário está até os pontos mais próximos e permite fazer check-in sempre que deixar o lixo em um deles. O app ainda incentiva a coleta por meio da Arvorelix, uma espécie de árvore virtual. A cada check-in feito pelo usuário em um dos pontos de coleta, sua árvore fica maior e seu progresso pode ser compartilhado nas redes sociais. Também é possível solicitar a coleta em domicílio por meio do aplicativo.

3. Sai desse banho

Sai desse banho app

O objetivo do aplicativo "Sai desse banho", como o próprio nome dá a dica, é reduzir o gasto de água durante a ducha. O app funciona como uma espécie de despertador para tentar reduzir o tempo de banho. Ele oferece a opção de tentar reduzir o banho para 12, 8 ou 4 minutos. O usuário determina o tempo desejado e, se passar desse tempo, o app vai começar a tocar uma música muito irritante no iPhone até que você saia do banho e o desligue (só não vale desligar o aplicativo e voltar para o banho hein?). Ele ainda informa quantos litros de água estão sendo economizados.

  • Download: iOS

4. Eco Charger

Eco charger

O Eco Charger é perfeito para quem esquece o smartphone carregando durante horas mesmo que a bateria já esteja carregada. Deixando seu telefone plugado na tomada com a bateria carregada ele continua consumindo em média 1 W (ou 1 joule por segundo). Levando em consideração os bilhões de celulares que existem no mundo, imagine o consumo de energia diário à toa se todo mundo fizer isso! O Eco Charger envia notificações sempre que seu smartphone atingir 100% de bateria para que você se lembre de tirá-lo da tomada. Ele ainda dá informações úteis sobre sua bateria, como a temperatura e a voltagem e emite notificações de alta tensão.

5. Brain Cafe GeoQuiz

Brain cafe geoquiz

O Brain Cafe GeoQuiz é para quem quer testar ou rever seus conhecimentos de geografia. O jogo de perguntas e respostas traz uma série de questões divertidas sobre o planeta Terra. Ele vem com várias categorias como capitais de cidades, bandeiras, topografia e clima. Infelizmente, ele está todo em inglês, mas sua interface é amigável e ele é ótimo para passar o tempo.

6. Green Tips

Green tips

O app, todo em inglês, traz mais de 150 dicas simples elaboradas pela European Environment Agency. Com elas, você pode reduzir o consumo e emissão de carbono com pequenas ações diárias, usando dicas relacionadas a água, transporte, lixo, recursos naturais, consumo doméstico, mudanças climáticas, biodiversidade e muito mais. Se você gostar muito de uma dica, pode compartilhá-la no Facebook ou Twitter.

7. UNEP Carbon Calculator

UNEP Carbon Calculator

Desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a UNEP Carbon Calculator ajuda a calcular o impacto diário no meio ambiente. O objetivo do aplicativo, que também é em inglês, é reduzir as emissões de gás carbônico na atmosfera e, assim, diminuir o efeito estufa. Ele dá informações sobre como, por exemplo, podemos reduzir os danos às florestas como consumidores e ainda calcula a emissão de poluentes em viagens de avião, trem ou carro.

  • Download: iOS