Cientistas conseguem gerar energia usando painel solar com bactérias

Por Redação | 13 de Abril de 2016 às 08h46

A crise energética e os planos para lidar com o problema no futuro têm gerado pesquisas e tecnologias impressionantes. Pela primeira vez cientistas juntaram, de forma eficiente, energia biológica e solar. Pesquisadores da Universidade de Binghamton criaram uma forma de geração de energia 100% natural utilizando bactérias.

O processo aproveita a fotossíntese e as atividades respiratórias das bactérias num painel biossolar a partir da conexão de nove células com cianobactérias. O feito foi capaz de gerar 5,59 microwatts de eletricidade. É claro que a quantidade de energia gerada é mínima se comparada com a capacidade de um painel solar tradicional, mas o estudo abre portas para o uso da tecnologia em sistemas de telemetria pequenas.

A pesquisa atual é o último passo de uma série de estudos sobre o uso de cianobactérias como fonte de energia limpa e sustentável. Lembrando que as cianobactérias podem ser encontradas em praticamente todos os habitats terrestres e aquáticos, o que facilita e aumenta as chances de possíveis estudos sequenciais terem resultados ainda melhores.

Sean Choi, coautor da pesquisa, afirma que é tempo de realização de descobertas que possam maximizar a capacidade de geração de energia e sustentabilidade, e que apesar da eficiência e a potência do uso das cianobactérias terem sido baixas, o que as tornam impróprias para aplicações práticas, ao menos por enquanto, pesquisas adicionais devem ser feitas para tornar o uso dos painéis biossolares eficaz.

painel bio-solar

Via: Phys.org