Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cidade holandesa planeja criar estradas de plástico reciclado

Por| 21 de Julho de 2015 às 08h15

Link copiado!

Cidade holandesa planeja criar estradas de plástico reciclado
Cidade holandesa planeja criar estradas de plástico reciclado

A Holanda pode se tornar o primeiro país a utilizar suas garrafas de plástico para construir estradas. A empresa de construção VolkerWessels revelou planos para criar estradas de plástico reciclado que são mais sustentáveis e mais práticas do que o já conhecido asfalto utilizado atualmente.

Além do material ser reutilizado, ele dura cerca de três vezes mais tempo e convive bem com maiores faixas de temperatura (-40ºC e 80ºC) e, apesar da aparência frágil, o plástico também é menos propenso a quebrar sob o peso de veículos ou alteração climática. Ele pode ser pré-montado para ser instalado mais rapidamente e, por ter uma estrutura oca, é útil para passagem de cabos e tubos. A novidade também exigiria menos manutenção do que o asfalto e sua colocação demoraria semanas em vez de meses.

A empresa por trás do projeto também diz que o argumento ambiental é forte, uma vez que o asfalto é responsável por 1,6 milhão de toneladas de emissões de CO2 por ano a nível mundial – 2% de todas as emissões geradas pelo transporte rodoviário.

Apesar dos inúmeros benefícios citados, o projeto intitulado PlasticRoad ainda está em fase conceitual, mas a empresa espera conseguir criar a primeira via de plástico reciclado dentro de três anos.

Continua após a publicidade

"Ainda é uma ideia no papel, no momento; a próxima etapa é construir e testá-lo em um laboratório para certificar de que ele é seguro em condições molhadas e escorregadias e assim por diante. Estamos à procura de parceiros que queiram colaborar em um projeto piloto – bem como fabricantes na indústria de plásticos, estamos pensando no setor de reciclagem, universidades e outras instituições de ensino", disse Rolf Mars, diretor da VolkerWessels. "Rotterdam é uma cidade muito inovadora e abraçou a ideia", completou.

Fonte: The Guardian