China desenvolve painéis solares capazes de gerar energia a partir da chuva

Por Redação | 12.04.2016 às 08:00

Muito se tem investido em sustentabilidade nos últimos anos e, sem dúvida, uma das maiores preocupações dos pesquisadores é o desenvolvimento de novas tecnologias para a obtenção de energia elétrica a partir do aproveitamento de recursos naturais visando a substituição de fontes de energia tradicionais. A novidade mais recente nesse sentido vem diretamente da China.

Em artigo publicado na revista Angewandte Chemie, pesquisadores chineses revelam uma tecnologia que permite que células solares gerem energia a partir da chuva, expandindo a possibilidade de obtenção de energia elétrica em climas diversos. A ideia é que a nova concepção de painéis solares seja capaz de transformar a chuva que cai nas placas em eletricidade.

As novas células solares estão sendo desenvolvidas por cientistas da Ocean University of China e Yunnan Normal University, e o objetivo é encontrar meios para lidar com a crise energética. A tecnologia envolve apenas uma folha de grafeno, que em contato com a água da chuva, que não é pura, cria o que os pesquisadores chamam de "pseudocondensador", ou seja, pontos de carga em desequilíbrio em que os elétrons se movimentam de um lado para o outro. Em outras palavras, utilizando uma fina camada de grafeno, altamente condutor, a célula pode aproveitar a energia da chuva de forma eficaz.

A China é um dos principais países na produção de painéis solares e espera aumentar o uso da tecnologia em seu próprio território, triplicando a capacidade de geração de energia a partir de usinas solares para 143 gigawatts até 2020. Como a pesquisa ainda está em desenvolvimento, não há previsão para a tecnologia ser utilizada fora dos laboratórios, mas sem dúvidas ela abre grandes portas para impulsionar as inovações em energia solar que serão utilizadas em um futuro próximo.

Via: Discovery News