Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Laranja, vermelho e amarelo | O que significa cada alerta do INMET?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Dezembro de 2021 às 16h30

Link copiado!

Johannes Plenio/Unsplash
Johannes Plenio/Unsplash

Você talvez já tenha se deparado com alertas do INMET sobre intensidades de chuvas em uma determinada região, mas talvez não saiba exatamente o que esses alertas significam.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) do Brasil é responsável por fornecer ao grande público informações meteorológicas à medida que monitora, analisa e prevê o tempo e o clima do país. Para isto, o INMET conta com uma classificação de alertas dos níveis de chuva, classificados em três níveis de perigo.

Os avisos meteorológicos são emitidos com 24 ou 48 horas de antecedência, para que a população e autoridades se mantenham atentas. Mas como funciona essa classificação de alertas de volume de chuva?

Continua após a publicidade

Como funcionam os alertas do INMET

O volume de chuva registrado em determinado local é medido a partir de dois principais instrumentos: o pluviográfico e o pluviômetro — sendo este segundo o mais comum. O pluviômetro é um funil colocado em outro recipiente cilíndrico com as marcações milimétricas.

A partir da precipitação que cai neste funil, sua quantidade é estimada em intervalos regulares. Cada 1 mm de chuva corresponde a 1 litro de água despejada em 1 metro quadrado. Então, a precipitação é classificada em três níveis: amarelo, laranja e vermelho.

Continua após a publicidade

Alerta amarelo do INMET

Este alerta é definido como perigo potencial, isto é, quando a chuva registrada por hora tem um volume de 20 a 30 mm ou 50 mm no mesmo dia. Além disso, um evento deste nível pode estar acompanhado por ventos com rajadas de 40 a 60 km/h.

O alerta amarelo, portanto, orienta que as pessoas tomem cuidado com qualquer prática de atividades sujeitas ao risco de caráter meteorológico. Embora seja o nível mais fraco, é necessário ficar atento, pois ele pode evoluir para um estado mais severo rapidamente.

Também significa haver um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos ou descargas elétricas.

Continua após a publicidade

Alerta laranja do INMET

Este alerta já é classificado como perigo e a precipitação em determinado local é registrada de 30 a 60 mm por hora ou até 100 mm em único dia. As rajadas de vento neste estado podem atingir de 61 a 100 km/h.

No alerta laranja, a atenção é redobrada, pois existe um maior risco de corte de energia em decorrências das ventanias, bem como a queda de galhos e árvores, alagamento e incidências de raios.

Alerta vermelho do INMET

Continua após a publicidade

Este é o nível de alerta mais severo. Esta classificação prevê um volume de precipitação superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm em 24 horas. Aqui, os ventos ultrapassam os 100 km/h e há grande possibilidade de granizo.

Este fenômeno meteorológico é definido por sua intensidade excepcional, com grande probabilidade de grandes danos e acidentes, incluindo queda energia, de árvores e alagamentos.

Neste caso, o INMET orienta a população a se manter atualizada quanto à evolução da chuva e seus possíveis riscos, para estarem preparados para possíveis medidas de emergência.

Continua após a publicidade

Fonte: INMET (1 e 2)