Tem um perfil no Facebook? Então, você emite 3,5kg de CO2 ao ano!

Por Redação | 15 de Julho de 2013 às 10h05
photo_camera Gawker
TUDO SOBRE

Facebook

As emissões de gás carbônico não estão relacionadas apenas ao uso de automóveis com combustível fóssil, plantações, criações de gado e o uso de alguns produtos. Quem usa serviços na internet também colabora para o aumento do CO2 na atmosfera. Quem possui um perfil no Facebook emite cerca de 3,5kg de CO2 ao ano, como revela o relatório Facebook's Carbon & Energy Impact, divulgado pela própria empresa. Em 2012, os usuários da rede social emitiram 294 gramas de CO2 ao mês, enquanto em 2011 essa taxa era de 249 gramas ao mês.

O aumento das emissões de carbono a partir do uso da rede social está diretamente relacionado com o aumento da popularidade do Facebook, com mais de 1 bilhão de usuários registrados. A empresa afirma em seu relatório que, para atender à demanda de novos usuários, precisa investir em infraestrutura e que, cada dia mais, fica mais complicado evitar o impacto sobre o meio ambiente.

A pegada total de carbono do Facebook em 2012, incluindo as operações dos seus centros de dados, escritórios e transporte dos funcionários, foi de 384 mil toneladas, aumento significativo em comparação às 275 mil toneladas de CO2 emitidas pela empresa em 2011. 34% da eletricidade total consumida pelo Facebook em 2012 veio da queima do carvão (antes era apenas 27%), e o segundo lugar ficou com a energia nuclear, lugar antes ocupado pelas energias renováveis como eólica e solar.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Facebook também se comprometeu a utilizar novos recursos para diminuir sua emissão de gás carbônico na atmosfera e, consequentemente, a de seus usuários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.