Rio de Janeiro terá iluminação pública feita com lâmpadas de LED até 2016

Por Redação | 26 de Abril de 2013 às 15h48

A cidade do Rio de Janeiro terá toda a sua iluminação pública renovada até 2016, com as lâmpadas tradicionais sendo trocadas pelas de LED, que são mais econômicas e resistentes. A novidade foi divulgada nesta quinta-feira (25) durante a assinatura de um acordo entre prefeitura, órgãos e empresas para a promoção da economia sustentável junto à ONG R20, do ator e ex-governador do estado norte-americano da Califórnia Arnold Schwarzenegger. As informações são da Agência Brasil.

"Hoje já tem LED na cidade, basicamente em pontos turísticos. No Cristo Redentor, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Parque Madureira, que é extremamente sustentável. Inegavelmente a tecnologia LED consome menos energia que as lâmpadas convencionais", afirmou o secretário de Conservação do Município Marcus Belchior. Uma lâmpada de vapor de sódio, que gera luz amarelada, dura cerca de três a quatro anos, enquanto a de LED é capaz de durar de oito a dez anos. A substituição gerará redução nos custos de manutenção da iluminação pública da cidade.

Carlos Minc, secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, afirmou que a Ponte Rio-Niterói deverá ter sua iluminação completamente substituída por lâmpadas de LED até o final do próximo ano. Schwarzenegger também participou da assinatura do acordo e afirmou que sua ONG tem como objetivo incentivar soluções ecológicas e que as iniciativas podem partir dos cidadãos, empresas e universidades, e não apenas do governo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"A Califórnia sempre esteve na vanguarda no uso de veículos com combustíveis alternativos. Qualquer tipo de energia que não seja combustível fóssil é bem-vinda. Os carros elétricos são atualmente muito populares, mas também estamos construindo a rodovia do hidrogênio, onde instalamos a cada 32 quilômetros um posto de hidrogênio. O programa ainda não está finalizado, mas o objetivo é poder rodar toda a Califórnia usando um carro movido ao gás", exemplificou o ex-governador.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.