Rio de Janeiro terá iluminação pública feita com lâmpadas de LED até 2016

Por Redação | 26 de Abril de 2013 às 15h48

A cidade do Rio de Janeiro terá toda a sua iluminação pública renovada até 2016, com as lâmpadas tradicionais sendo trocadas pelas de LED, que são mais econômicas e resistentes. A novidade foi divulgada nesta quinta-feira (25) durante a assinatura de um acordo entre prefeitura, órgãos e empresas para a promoção da economia sustentável junto à ONG R20, do ator e ex-governador do estado norte-americano da Califórnia Arnold Schwarzenegger. As informações são da Agência Brasil.

"Hoje já tem LED na cidade, basicamente em pontos turísticos. No Cristo Redentor, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Parque Madureira, que é extremamente sustentável. Inegavelmente a tecnologia LED consome menos energia que as lâmpadas convencionais", afirmou o secretário de Conservação do Município Marcus Belchior. Uma lâmpada de vapor de sódio, que gera luz amarelada, dura cerca de três a quatro anos, enquanto a de LED é capaz de durar de oito a dez anos. A substituição gerará redução nos custos de manutenção da iluminação pública da cidade.

Carlos Minc, secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, afirmou que a Ponte Rio-Niterói deverá ter sua iluminação completamente substituída por lâmpadas de LED até o final do próximo ano. Schwarzenegger também participou da assinatura do acordo e afirmou que sua ONG tem como objetivo incentivar soluções ecológicas e que as iniciativas podem partir dos cidadãos, empresas e universidades, e não apenas do governo.

"A Califórnia sempre esteve na vanguarda no uso de veículos com combustíveis alternativos. Qualquer tipo de energia que não seja combustível fóssil é bem-vinda. Os carros elétricos são atualmente muito populares, mas também estamos construindo a rodovia do hidrogênio, onde instalamos a cada 32 quilômetros um posto de hidrogênio. O programa ainda não está finalizado, mas o objetivo é poder rodar toda a Califórnia usando um carro movido ao gás", exemplificou o ex-governador.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.