Pesquisadores desenvolvem o primeiro painel de energia solar transparente

Por Redação | 22 de Agosto de 2014 às 08h01

Recentemente foram testadas várias maneiras de criar painéis solares totalmente transparentes, mas nenhuma delas obteve sucesso. A que chegou mais perto apresentava uma transparência de 70%, com a visibilidade prejudicada.

Porém, pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan conseguiram desenvolver a primeira célula de painel solar totalmente transparente, com eficiência de conversão de 5%, um pouco menor do que o melhor concentrador solar luminescente (LSC), que apresenta conversão de 6%.

Painel solar transparente

A prática de captar energia solar por meio de células solares não é nova, porém demonstrava ser ineficiente e com resultados decepcionantes na produção de energia. Agora, a tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores abriu uma grande janela de oportunidades para a implantação de energia solar.

O painel foi criado com moléculas orgânicas capazes de absorver os espectros de ultravioleta e infravermelho que são enviados para as bordas do material para serem convertidos em energia elétrica utilizando tiras finas de células fotovoltaicas. De acordo com o desenvolvedor responsável, Richard Lunt, isso se dá "porque os materiais não absorvem ou emitem luz no espectro visível e são excepcionalmente transparentes ao olho humano".

Os desenvolvedores da nova tecnologia acreditam que esse é um primeiro passo muito importante para a inclusão de painéis solares em várias construções, como janelas que poderiam encobrir arranha-céus, ou em telas de dispositivos móveis para recarregamento sem a necessidade de carregadores.

Fonte: http://www.fayerwayer.com/2014/08/investigadores-crean-el-primer-panel-solar-transparente/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.