Holanda constroi ciclovia sustentável capaz de gerar energia solar

Por Redação | 14.11.2014 às 08:59

A Holanda é um país tradicionalmente conhecido pelo grande número de bicicletas. Aproveitando-se disso, a pequena cidade de Krommenie, que fica a 25 km da capital Amsterdã, inaugurou nesta quarta-feira (12) a primeira ciclovia com placas de painéis solares do mundo.

O primeiro protótipo, com cerca de 70 metros de extensão, está em fase de testes, mas já é suficiente para produzir energia para abastecer três casas. Batizado de "SolaRoad", o projeto está sendo conduzido pela Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada em parceria com as autoridades locais e outras empresas. Os testes devem durar cerca de três anos e medirão a capacidade de energia gerada bem como do comportamento do equipamento sob uso real. As informações são do portal EcoDesenvolvimento.

Segundo o Ministro da Economia, Henk Kamp, que participou da inauguração da ciclovia, "a SolaRoad é a primeira do mundo e coloca a Holanda no mapa como líder em inovação sustentável".

A ciclovia é composta por um módulo especial de concreto (2,5 m x 3,5 m) que é coberto por uma camada de vidro bastante resistente de apenas 1 centímetro de espessura e células fotovoltaicas que captam a energia do sol e a converte em eletricidade. Além de não causar impactos na paisagem do ambiente onde é instalada, é possível estender a ciclovia para geração de mais energia.

O objetivo é que, no futuro, a energia gerada seja suficiente para ser utilizada em iluminação pública, sinalização, carros elétricos e residências.

Ciclovia solar

Vale a pena mencionar que os módulos instalados no chão são até 30% menos eficientes que as placas solares implantadas nos telhados da casa por causa da inclinação. Segundo estudos, a SolaRoad é capaz de gerar 50 quilowatts-hora por metro quadrado.

Segundo estimativas, o custo para instalação é três vezes maior que o de uma ciclovia tradicional, mas a energia gerada ao longo do tempo pode tornar o equipamento viável. Por isso, ainda é preciso determinar a viabilidade econômica para a implantação da tecnologia em grande escala. Para se ter uma ideia, só para este pequeno trecho que será testado, foram investidos cerca de € 3 milhões, quase R$ 10 milhões.

Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/holanda-inaugura-ciclovia-que-gera-energia-solar-14545602http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2014/ciclovia-na-holanda-gera-energia-solar-capaz-de?tag=cidades-sustentaveis