A super infraestrutura do Facebook e seu esforço para conectar todo o mundo

Por Igor Lopes RSS | em 07.03.2016 às 16h45

Qual o tamanho da estrutura necessária para abrigar uma rede social com 1,59 bilhão de pessoas conectadas todos os meses? Já imaginou o quão gigante é o data center da empresa? Certeza que sua maior aposta não chega perto da realidade: o Facebook conta, hoje, com seis regiões de data centers ao redor do mundo, cada uma delas com vários prédios cheios de servidores.

Cada uma dessas construções é capaz de abrigar 20 aviões Airbus A320. Agora, tente imaginar esse espaço lotado de maquinário funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana... A energia necessária para suportar tudo isso é absurda.

O Facebook também tem algumas demandas bastante específicas: hospedar tanta foto, vídeo e texto de tanta gente demanda armazenamento - e as informações precisam estar disponíveis a qualquer momento, mesmo as mais antigas.

Para lidar com tudo isso da melhor maneira, o Facebook optou por desenvolver seus próprios data centers com designs, sistemas de refrigeração, de abastecimento de energia, de armazenamento completamente customizados, de forma a atender melhor suas demandas. E isso acabou por gerar o Open Compute Project - projeto em que essas informações são compartilhadas com o mercado para que toda a indústria possa se beneficiar dessas melhorias. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome