Toyota escolhe NVIDIA para seus carros autônomos

Por André Fogaça RSS | em 10.05.2017 às 17h56

Toyota

Durante a GTC 2017, que acontece durante a primeira semana de maio, em San Jose, nos Estados Unidos, a NVIDIA anunciou mais uma parceria para carros autônomos. Depois de trabalhar com marcas como Ford, a Toyota é a mais recente fabricante que aposta em veículos que dirigem sem a necessidade de um motorista presente.

A parceria não envolve apenas o sistema embarcado, mas também hardware que é feito especialmente pela NVIDIA, para carros autônomos. O chip utilizado é o DRIVE PX, baseado na plataforma Xavier, que é feito com base em arquitetura ARM64, utiliza a nova GPU Volta com 512 núcleos e consegue funcionar com apenas 30 watts de energia. Engenheiros de ambos os lados da parceria já trabalham juntos para melhorar a análise que é feita dos dados coletados por todos os sensores do veículo. O que permite uma melhor e mais rápida resposta para situações comuns de um motorista.

Segundo Ken Koibuchi, gerente executivo para Toyota, o objetivo principal de carros autônomos na empresa, trabalho que já acontece desde os últimos 20 anos, é de eliminar por completo acidentes fatais. Ainda segundo Koibuchi, outro objetivo é a possibilidade de entregar mobilidade para todos, independente de sua capacidade de reação ao trânsito.

O DRIVE PX utiliza quatro câmeras para coletar dados, radares, lasers e vários sensores espalhados pelo carro. O sistema então monitora estas informações e cria um ambiente em 360 graus ao redor do carro, cria um mapa em alta definição e antecipa (ou tenta antecipar) qualquer tipo de situação de risco. Além disso, todo o sistema pode ser atualizado automaticamente com novos dados e códigos, que aumentam sua capacidade de inteligência artificial.

É esperado que os primeiros carros nascidos desta parceria apareçam nos próximos anos, muito provavelmente para algum momento próximo dos próximos jogos olímpicos, em 2020.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome