Nissan Versa Unique 1.6 16v flex (2017) [CT Auto]

Por Redação | em 26.08.2016 às 19h00

Vocês aprovaram, então o CT Auto continua. A cada duas semanas vamos avaliar a tecnologia embarcada nos principais carros do mercado nacional. Hoje, entra em campo o Nissan Versa Unique modelo 2017 com câmbio automático e uma central multimídia bem interessante. 

FICHA TÉCNICA

Essa é a versão top de linha do sedã - a Unique com motor 1.6 16v flex de 111 cv e câmbio CVT. Ele traz a tecnologia Flex Start, que dispensa o uso de tanquinho de gasolina para dias frios. A nova transmissão é mais ágil para não te deixar na mão em retomadas e arrancadas, esticando mais as marchas nesses momentos. Nem por isso é mais dura: ela não dá trancos nas trocas, porque não funciona com engrenagens mas sim com duas polias que variam de tamanho de acordo com a velocidade requisitada no momento. Com isso, consegue entregar maior conforto e mais eficiência.

Em nossos testes, o Versa CVT fez 7,9 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, com etanol. Com gasolina, fez 12 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. O câmbio tem ainda esse botão aqui, o Overdrive. Ao pressioná-lo, o motorista muda o regime de rotação do motor para uma maior faixa de giro, proporcionado melhores respostas nas acelerações, o que representa mais segurança em ultrapassagens.

ACABAMENTO E ESPAÇO INTERNO

O Versa é confortável e relativamente espaçoso, apesar de não ser luxuoso. O porta-malas também é tamanho família, com 506 l. O acabamento é bem simples. Apesar de ter uma cobertura black piano no painel e detalhes cromados nas maçanetas e friso do porta-malas, não dá aquela impressão de luxo. Além disso, algumas questões básicas ficaram de fora. Por exemplo: o farol não desliga automaticamente ao desligar a chave, não há luzes nos espelhos dos para-sóis nem no porta-luvas, não há limitador de velocidade e o video elétrico só tem função um toque para o motorista, nada para os outros passageiros.

O ar condicionado é digital com controle total no painel central. Nessa versão, o banco é de couro - apesar de ser um couro fininho que não pode ser comparado a forramentos de veículos mais caros. O volante multifuncional, também com detalhes em couro, é confortável e macio, com direção elétrica progressiva. Os retrovisores externos são rebatíveis e têm repetidor de seta, as rodas são de liga leve de 16 polegadas, e ele traz ainda os faróis de neblina cromados. Um detalhe que merece destaque é o isolamento acústico desse carro. Os para-brisas, por exemplo, têm tratamento para reduzir ruídos e o painel tem materiais que absorvem o barulho.

A câmera de ré tira proveito da tela de boa qualidade da central multimídia, que já falaremos a seguir. Mas... não há sensor de estacionamento, nem airbags laterais, nem controle de tração e estabilidade, nem apoio de cabeça para o passageiro central no banco traseiro - ítens que são oferecidos por alguns rivais nessa categoria.

CENTRAL MULTIMÍDIA

Ta aí uma central multimídia que chega bem perto daquilo que temos como ideal em um carro no ano de 2016. A central Multi-app do Nissan Versa é, basicamente, um tablet de 6,2 polegadas acoplado ao painel do veículo. Tudo aqui funciona como se você estivesse navegando em seu smartphone - com a diferença de que o processador é fraquinho, bem lento. Os apps só podem ser acessados com o carro parado por questões de segurança, para não desviar a atenção do condutor. 

Não queira fazer, aqui, o mesmo que você faz em seu smartphone ou tablet, mas de novo: esta é uma das melhores experiências de central multimídia para carros vendidos no Brasil este ano. 

SIM, finalmente você pode usar o Waze, o Deezer, Spotify, Google Chrome, Google Search, Google Maps, YouTube, GMail, Weather Channel, Trip Advisor, TuneIn Radio, foursquare e Skype aqui nessa tela. Esses são, de fato, os apps que mais fazem sentido de serem utilizados dentro de um automóvel. Nós conseguimos baixar até o WhatsApp, olha só. 

A Google Play entende o dispositivo como sendo um tablet Acer Iconia - então, teoricamente, todo app que funcionar no tablet da Acer funcionará aqui. Para esses apps funcionarem, você precisa obviamente de uma conexão à internet. Para isso, é possível fazer o tettering do seu celular - e aí, não interessa se vc tem um Android, ou um iOS ou um Windows Phone - se ele oferece compartilhamento de internet, ele vai funcionar nessa central multimídia.

Só tome cuidado para não abusar do gasto do seu pacote de dados - ou então usar a rede WiFi da sua casa quando o carro estiver parado na garagem, e fazer a atualização sem gastos extras. O carro tem 2 GB de memória interna, suficiente para armazenar todos os apps necessários e ainda sobrar espaço para umas playlists musicais. Além desses apps, a central também oferece entradas auxiliar e USB, rádio AM/FM e CD e DVD Player. 

Um dos pontos fortes, aqui, é a usabilidade dessa central multimídia. Realmente, temos uma experiência de usuário super fácil, que qualquer pessoa conseguiria operar. A tela é touch, mas o toque não é tão gostoso quanto em uma tela de smartphone. Às vezes, é difícil clicar nos botões dos apps que aparecem nos cantinhos - a borda da central multimída atrapalha um pouco nesses momentos. Mas são pequenos incômodos que não comprometem tanto assim o uso diário. Alem da tela touch, tem ainda os botões físicos de volume, rádio e até o comando para voltar à tela inicial, caso você prefira.

No carro, são quatro alto-falantes por padrão e existem regulagens de som pré-determinadas. Mas o sistema não convence àqueles mais exigentes. O som é um pouco abafado, mesmo em configurações manuais. 

VALE A PENA?

Pesando prós e contras, o Versa Unique com transmissão CVT é um bom carro. Ele é bom para quem quer um certo conforto, espaço e bom custo-benefício - custa R$ 66.490 nessa versão top de linha. Faltam ítens de série que já se tornaram padrão na categoria, mas o câmbio CVT e a central multimídia agradam. Caso você esteja de olho num desses, damos a dica: confiram também o HB20S 1.6 Premium da Hyundai e o Chevrolet Prisma, que faremos a análise muito em breve aqui no canal. São competidores de peso para o modelo da Nissan.

Vc levaria um desses pra casa? O que achou dessa central multimídia? Conte pra nós nos comentários. Também diga que carros vocês gostariam de ver analisados aqui nos próximos programas. Até!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome