Quem vence o duelo entre Snapchat e Instagram Stories?

Por Douglas Ciriaco RSS | em 05.08.2016 às 17h55

Snapchat vs Instagram Stories

Muita gente ainda resiste ao Snapchat (alguns declaram sequer compreender como a rede funciona), mas é fato que ele veio para ficar e têm causado bastante impacto nas mídias digitais da atualidade. Se até pouco tempo atrás a ideia de fazer vídeos e fotos que desapareceriam após 24 horas parecia uma loucura, hoje isso é realidade e cada vez mais marcas e veículos de comunicação têm adentrado à rede social do fantasminha.

E uma das provas do sucesso crescente do Snapchat nos últimos anos é o interesse que ele vem despertando nos rivais — em 2013, o trio Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, fundadores da plataforma, recusaram uma proposta de US$ 3 bilhões do Facebook. Pois bem, na metade de 2014, a empresa de Mark Zuckerberg faz a sua primeira investida em um app estilo Snapchat, o Slingshot, que permitia aos seus usuários enviar fotos e vídeos curtos que poderiam ser vistos apenas uma vez por seus contatos.

Sem emplacar, o serviço foi encerrado um ano e meio depois, no final de 2015. Agora, na primeira semana de agosto de 2016, o Facebook volta à carga com uma nova ferramenta com a cara do Snapchat: o Instagram Stories, nova função do Instagram que permite a postagem de fotos e vídeos temporários (assim como no serviço rival, o conteúdo também fica acessível para os seus seguidores por apenas 24 horas).

Mas e aí, se colocássemos em um ringue Snapchat e Instagram Stories, quem sairia vencedor deste embate?

Stickers, emojis e textos

Bem, o Snapchat não só é famoso também por permitir que você use stickers e emojis para decorar fotos e vídeos que publica na rede, como oferece uma ferramenta para você criar seus próprios adesivos personalizados, o app Bitmoji. Por enquanto, o Instagram Stories ainda não conta com este tipo de recurso, algo que foi bastante lamentado por quem já experimentou a plataforma.

Snapchat vs Instagram StoriesSnapchat oferece ferramentas variadas de texto. (Foto: Douglas Ciriaco/Canaltech)

Apesar deixar você digitar pequenos texto sobre as suas fotos, este recurso do Stories ainda é bem simples: há só um tipo de texto e você sequer pode alterar a cor dele, bem diferente do que acontece na rede do fantasma. Então, pelo conjunto todo, ponto para o Snapchat.

Snapchat vs Instagram StoriesStickers e emojis aos montes no Snapchat. (Foto: Douglas Ciriaco/Canaltech)

Pincéis

Outro recurso interessante do Snapchat é a possibilidade de pintar e desenhar coisas em suas publicações. Contudo, a rede social do fantasminha conta apenas com um tipo de pincel, diferente do novato Instagram Stories, que já trouxe dois pinceis diferentes e até mesmo um efeito neon para esta função.

Snapchat vs Instagram StoriesInstagram Stories chegou com mais variedade de pincéis do que o Snapchat. (Foto: Douglas Ciriaco/Canaltech)

Apesar de ser uma das poucas funções decorativas do Stories, ela funciona melhor do que a do rival. Ponto para o Instagram.

Filtros

O Instagram é o reino dos filtros, sendo provavelmente a primeira grande rede social a permitir que você aplicasse alguns efeitos para incrementar as suas fotos. Assim, era de se esperar que o Stories fosse o vencedor aqui, mas isso não aconteceu.

Snapchat vs Instagram StoriesSnapchat tem vários filtros, inclusive alguns personalizados. (Foto:

O Snapchat já está na pista há muito mais tempo e oferece tanto filtros que mudam o aspecto visual da sua foto quanto aqueles que adicionam elementos extras e exclusivos de determinadas regiões (os geofiltros). Então, ponto para o Snapchat.

Máscaras

Além dos stickers, outra marca registrada do Snapchat são as máscaras que você pode adicionar ao seu rosto. O sistema de mapeamento do rosto permite a aplicação de várias máscaras, que mudam com o tempo, bem como algumas funções extras, como mudança de voz e até mesmo troca de rosto com outra pessoa.

Snapchat vs Instagram StoriesAs máscaras são marca registrada do Snapchat. (Foto: Douglas Ciriaco/Canaltech)

O Instagram Stories não tem nada disso, portanto era óbvio que ele ia perder neste quesito. Mas lembre-se: recentemente, o Facebook comprou o MSQRD, um aplicativo independente que faz exatamente a mesma coisa que o Snapchat. Analisando os movimentos recentes da companhia, é até lógico imaginar que ao menos algumas funções do app serão implementadas no Instagram Stories. De qualquer forma, ponto para o Snapchat.

Interação

Este aspecto é exatamente igual em ambas as plataformas. Por padrão, todo mundo pode entrar em contato com você tanto no Snapchat quanto no Instagram Stories. Contudo, nas configurações das duas redes, você pode limitar este acesso definindo que apenas pessoas conhecidas ou ninguém pode comentar as suas postagens públicas.

Snapchat vs Instagram StoriesAssim como o Snapchat, o Instagram Stories deixa você escolher quem pode comentar suas postagens. (Foto: Douglas Ciriaco/Canaltech)

Assim, como as duas ferramentas funcionam da mesma maneira garantindo a sua tranquilidade em não ter que lidar com comentários indesejados, o ponto vai para as duas.

Variedade de recursos

O Instagram Stories ainda funciona como um apêndice para o Instagram, possui chat para bate-papo (individual ou em grupo) e basicamente só isso. Nesse sentido, o Snapchat é muito mais diversificado, facilitando a conversa individual entre seus membros, oferecendo até mesmo videochamadas para incrementar o papo entre duas pessoas.

Snapchat vs Instragram StoriesSnapchat tem recursos muito mais variados. (Foto: Douglas Ciriaco/Canaltech)

Além disso, o Snapchat conta com efeitos que aceleram ou retardam uma reprodução, adiciona, temperatura e a hora de uma captura sobre fotos e vídeos e até avisa quando alguém tira um screenshot de vídeo, foto ou conversa, recursos extras que complementam a experiência do usuário. Enfim, ele tem uma gama maior de recursos e, por isso, Por isso, ele leva o ponto neste quesito.

Veredito

Somando tudo, temos o seguinte placar final:

  • Snapchat: 5 pontos (stickers e emojis, filtros, máscaras, interação e variedade de recursos)
  • Instagram Stories: 2 pontos (pincéis e interação)

Assim, podemos decretar o Snapchat como o grande vencedor deste embate. E também pudera, a experiência acumulada pela ferramenta ao longo dos últimos anos permitiu que ela desenvolvesse um produto sólido e que faz cada vez mais sucesso. Porém, o Facebook corre por fora e tem bastante potencial para crescer, seja pelos recursos que devem ser adicionados em breve à plataforma, seja pela sua vasta quantidade de usuários.

Sem dúvida nenhuma, este duelo precisará ser refeito em breve. Enquanto isso, deixa aí nos comentários a sua opinião sobre o Instagram Stories, o Snapchat e também sobre este comparativo.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome