Como garantir segurança extra para o seu smartphone em caso de furtos e roubos

Por Adriano Ponte RSS | em 10.08.2016 às 16h19

Que tal dar mais uma função para o seu aparelho Android e transformá-lo em uma câmera espiã? Descubra como fazer isso em mais um CT Responde!

"Fui roubado no mês passado e não tenho dinheiro para comprar outro aparelho. Existe algum aplicativo que eu possa usar para saber onde ele está, ou até mesmo usar a câmera para tirar fotos do ladrão de forma remota?", perguntou a leitora Gabrielly R. Gonçalves, de Aparecida de Goiânia (GO).

A resposta é: sim, é possível. Mas lembre-se: o que você vai fazer com essa dica é de sua total responsabilidade. Tenha em mente isso quando fizer uso desse procedimento. 

O seu smartphone tem uma câmera. O seu smartphone se conecta à internet. Então, por que não utilizá-lo como um dispositivo de monitoramento de um lugar, e vigiá-lo a distância? Existe um aplicativo chamado "Cerberus" que pode ser usado como um método seguro para proteger o seu aparelho em caso de perda ou roubo. A única coisa que ele precisa é estar conectado a uma rede de internet para se manter em funcionamento..

A partir de outro dispositivo ou computador, você pode visualizar tudo o que se passa em outro ambiente em que o Android com o aplicativo Cerberus instalado estiver. Ele registra o áudio e captura vídeos do lugar. Se instalado no celular de outra pessoa, é possível acompanhar toda a rotina dela enquanto estiver conectada, por isso tenha ética ao usar o aplicativo, pois ele também é capaz de se esconder na lista dos aplicativos visíveis, fazendo com que a pessoa nem desconfie de que está sendo monitorada.

Depois, acessando a sua conta Cerberus pelo computador, você poderá ter acesso à localização da pessoa, quais chamadas ela fez, se recebeu ou mandou mensagens, qual percurso ela fez durante o dia; enfim, o rastreamento é completo, além, é claro, da captura de áudio e vídeo. Isso é muito útil para proteger o seu equipamento.

Você pode configurá-lo para, quando deixá-lo em repouso, se alguém o tocar, uma foto é automaticamente disparada com a câmera frontal, e depois você pode ver a cara do ladrão a partir do computador. Para casos de roubo e localização do seu dispositivo, este é um ótimo recurso.

Pois bem, o aplicativo é muito simples de ser usado, ele é grátis para teste e basta baixá-lo da Play Store. Depois de instalado, na primeira vez que o abrir, você vai precisar fazer um cadastro, e apenas dar três informações: nome de usuário, senha e email. Depois basta aceitar os termos e condições do app para que sua conta seja criada. 

Existem duas formas de controlar o Cerberus em seu dispositivo remotamente, caso ele seja perdido ou roubado. Quando conectado à internet, você pode entrar em www.cerberusapp.com a partir de outro dispositivo ou computador e mandar comandos pelo painel de controle web, ou enviar comandos via SMS a partir de outro telefone.

Ele também pode executar ações automáticas quando algumas condições forem atendidas, como, por exemplo, enviar notificações via email ou SMS se o cartão SIM for alterado. tudo depende das configurações definidas a partir da seção "Auto Task". Caso você deixe o aplicativo Cerberus como administrador do dispositivo, ele também vai proteger o aparelho contra desinstalação, limpeza remota e bloqueio por senha. E melhor: caso você tenha root, você pode também instalar o Cerberus como um app do sistema, assim, ele resistirá a uma restauração de fábrica e executará ainda outras ações adicionais.

Na página inicial do app estão as configurações principais. Você tem a opção de comprar a licença, pois ele é uma versão gratuita disponível apenas por 6 dias, tempo suficiente para você testar e resolver se deseja tê-lo em seu smartphone.

Abaixo, marcando a caixa "Ocultar ícone na lista de apps", você esconde o app no seu smartphone. Depois estão algumas funções administrativas de segurança que você pode ativar, como: proteger o administrador do dispositivo exigindo login e senha para remover o aplicativo do celular; bloquear o menu de energia, fazendo com que o botão de ligar ou desligar não funcione na tela de bloqueio, para que o ladrão não consiga desligar o aparelho; e bloquear a barra de status para que o ladrão não consiga modificar as opções de acesso rápido.

Você pode também ativar backups remotos de seus arquivos, ou apagar as suas informações da memória ou do cartão SD remotamente.

Tocando sobre as três barrinhas no canto superior esquerdo, você terá acesso a outras configurações. A segunda opção é "Captura automática de foto". Aqui você pode definir se a tela ficará escura ou clara quando o dispositivo fizer a foto e definir quando ela será tirada, se quando alguém interromper o alarme do Cerberus, ou quando alguém fechar a janela do aplicativo. 

A próxima opção das configurações é o "Verificador de SIM". Você pode definir até três outros telefones para os quais serão mandados alertas avisando quando um cartão SIM não autorizado for utilizado em seu smartphone. Você pode definir também quais são as informações que virão nessa notificação, como a localização por exemplo. Em "Configuração de AutoTask" você determina suas próprias regras, tocando sobre o botão "+" .

Para acessar o seu smartphone com o Cerberus a partir de um computador ou outro dispositivo, abra o seu navegador e entre em www.cerberusapp.com. Ao fazer o login, a página já é aberta com o mapa e a localização do celular. À esquerda do mapa você acompanha todas as ações realizadas no dispositivo em tempo real, e à direita do mapa, clicando no menu de comando, você ativa todas as funções que o aplicativo oferece, como obter histórico de localização, tirar foto, capturar vídeo, gravar áudio, obter registros de chamada, apagar a memória do dispositivo, apagar o cartão SD para segurança, fazer backup de dados, entre outras.

É um aplicativo de segurança muito completo! Vale a pena tê-lo instalado em seu dispositivo!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome