iPhone 7 vs iPhone 6s: será que vale o upgrade? [Comparativo]

Por Adriano Ponte RSS | em 21.09.2016 às 15h58

Como já é de costume, mais um mês de setembro chegou trazendo consigo um novo modelo de iPhone. Apesar do lançamento, você ainda tem dúvidas se o smartphone mais recente da Apple vale o investimento? Para te ajudar, preparamos um comparativo entre iPhone 7 e iPhone 6s.

Construção

Não é muito o que diferencia as duas gerações de iPhone: do lado 6s, temos um corpo em metal, e isso inclui a moldura do aparelho, e na frente temos vidro. Essa é a fórmula base do iPhone 7, porém com diferencial para as antenas que foram melhor integradas ao corpo do aparelho, ganhando bem menos destaque agora.

Mas nada disso faria sentido para um comparativo, afinal toda a engenharia do mundo, quando em prol da estética, ainda é perfumaria. A questão é que, finalmente, o iPhone deverá parar de perder comparativos contra aparelhos à prova d'água. Isso porque a certificação IP67 chegou nessa geração do iPhone, e agora o aparelho oficialmente é resistente à água – apenas resistente, pois a Apple não recomenda afogar o telefone.

Ponto para o iPhone 7.

iphone 7 agua

Usabilidade e desempenho

Dois dispositivos iOS se batendo entre si. Existe uma janela de um ano entre o lançamento dos dois, e isso tem os seguintes reflexos: no iPhone 6s, o Chipset foi o Apple A9 com CPU dual-core de 1.84ghz, GPU PowerVR GT7600 e 2GB de RAM. Agora, isso mudou para o Chipset Apple A10 Fusion, com CPU quad-core (sendo 2 grupos dual-core, como antes, porém sendo um dos pares para economia de energia).

Segundo os testes inciais de benchmark, a velocidade aproximada dessa CPU é de 2.33 GHz, passando o 6s e levando o dual-DUAL-core um passo adiante. Ainda no pacote, temos uma GPU de seis núcleos com performance melhorada e 2GB de RAM.

Ponto para o 7.

Display e multimídia 

Existem algumas fórmulas secretas que a Apple cria e que só ela entende como funciona. Isso é notado na resolução da tela dos iPhones, que tem seguido por um bom tempo de forma inalterada. 

No iPhone 6s, temos uma tela de 4.7" IPS LCD, rodando na resolução de 750 x 1334 pixels (fechando em ~326 ppi). Já do lado iPhone 7, temos uma tela de 4.7" IPS LCD, rodando na resolução de 750 x 1334 pixels (fechando em ~326 ppi). É, a mesma coisa de ambos os lados, inclusive o 3D Touch. Ponha na conta dos dois o vidro de íon-reforçado como proteção e o tratamento oleofóbico.

O que muda mesmo é que o botão home agora faz parte da frente do aparelho, fazendo uso do reconhecimento de pressão para que os "cliques" sejam contados. E a mudança de fato: o LCD que equipa o iPhone 7 pode rodar na mesma resolução e ter o mesmo tamanho, mas foi reformulado. A gama de cores que pode ser reproduzida é maior, portanto mais cores e nuances podem ser vistos pela tela do iPhone 7. 

Some isso ao quesito multimídia dessa seção do comparativo, onde o iPhone 7 evoluiu para um par de alto-falantes estéreo com melhor fidelidade de som.

Ponto para o iPhone 7.

iPhone 7

Câmeras

Para o iPhone 6s, temos 12 MP, f/2.2 na câmera traseira, e 5 MP, f/2.2 para a frontal. No iPhone 7, são 12 MP, f/1.8 na câmera traseira, e 7 MP, f/2.2 para a frontal.

Os resultados do iPhone 6s foram excelentes quando o testamos ano passado. No iPhone 7, tivemos níveis de detalhe similares nas fotografias, porém com melhor registro de cores e contraste. A principal mudança não é essa, no entanto. A estabilização óptica de imagem, antes restrita ao modelo Plus do iPhone, chegou ao aparelho principal. Isso somado à entrada de 50% mais luz no sensor garante um resultado absurdamente superior do iPhone 7 sobre o 6s em ambientes de pouca luz.

Ponto, iPhone 7.

Bateria e acessórios 

Nunca tivemos um iPhone "não-Plus" batendo recordes nesse quesito, mas ainda há esperança. Do lado do iPhone 6s, o tanque fica em 1715 mAh; já o iPhone 7 conta com 1960 mAh.

Isso é uma mudança mínima em termos numéricos, e sobra o discurso anual da Apple em "otimização do hardware e do iOS" para que o novo aparelho consiga mais desempenho com menos consumo do que a geração passada.

De fato, isso é verdade, mas não espere muito como o discurso diz. Essa quantia e as otimizações garantem algumas horas adicionais ao iPhone 7 em relação ao 6s, mas nada que mude a sina de carregar uma bateria extra.

Ponto para o iPhone 7.

Preço

Tendência natural de mercado:

  • US$ 549 para o iPhone 6s;
  • US$ 649 para o iPhone 7;

Ponto para o iPhone 6s

Quem ganha?

Finalizamos então desta forma:

  • iPhone 6s com 1 ponto (em Preço);
  • iPhone 7 com 5 pontos (em Construção, Usabilidade e Desempenho, Display e Multimídia, Câmeras, Bateria e Acessórios);

Confirmada a superioridade do modelo deste ano contra o do ano passado, dando assim a vitória esperada para o iPhone 7.

Os porquês, abordamos individualmente ao longo do comparativo. A questão é que nem sempre isso acontece, por isso sempre vale a pena comparar o modelo do ano com a versão passada, para termos certeza de que o "novo" de fato tem novidades reais.

iPhone 6s vs iPhone 7

Vale lembrar que o iPhone 6s não é um modelo ruim de iPhone, e ainda por cima teve uma redução de preço que o faz custar apenas 1 rim neste momento, frente ao antigo preço de 1 rim e meio pulmão. Para quem tem dinheiro em caixa e quer um iPhone, recomendamos o 7. Se você não está tão generoso e ainda assim quer um iPhone, vale pegar o 6s, e tem review dele aqui no Canaltech para você.

E aí? Você compraria algum deles? Venderia seus órgãos por quanto? Conta pra gente nos comentários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome