IFA

Sanbot, o "robô dos Jetsons" [Hands-on IFA 2016]

Por Igor Lopes RSS | em 04.09.2016 às 16h15

Uma criatura curiosa, meio humanoide, chamada Sanbot, chamou atenção na IFA 2016. Até já existem outros similares como o próprio Zenbot da ASUS, que nós mostramos na Computex em Taipei há cerca de 3 meses, mas esse aqui nos pareceu especial. Além de super simpático e personalizável, ele é exatamente a Rosie, dos Jetsons, que todos nós sonhamos em ter um dia.

O Sanbot tem câmeras 3D que funcionam como o Kinect, para entender a profundidade dos elementos no ambiente, além de outra câmera para videoconferência e uma terceira para segurança, alto-falantes, microfones e vários sensores pelo corpo que dão a ele algo parecido aos nossos sentidos. E aí, fica fácil conversar com o robô, dar ordens e até fazê-lo te seguir pelo ambiente.

O mais legal é que ele pode reconhecer faces e vozes e assim, saber com quem está falando! Na parte de trás da cabeça fica um projetor, que também pode ser usado para diversas finalidades. A bateria tá chegando ao fim? Não tem problema: ele vai, sozinho, para a plataforma de recarga em busca da sua comida digital. Na barriga dele fica uma tela touch de 10,1 polegadas, que roda um sistema baseado em Linux, e o APK é aberto para que desenvolvedores criem suas próprias tarefas para o pequeno ajudante.

O robô é desenvolvido pela companhia chinesa Qihan, que tem sua origem no mercado de tecnologia de segurança - por isso mesmo, ele pode também servir com essa finalidade na sua casa ou talvez ajudar uma criança no processo de ensino-aprendizagem. Ele também pode acompanhar um idoso e ajudá-lo em tarefas diárias, ou servir como um guia em museus, enfim, as possibilidades são inúmeras.

A empresa já vendeu 30.000 unidades do Sanbot desde seu lançamento, no começo do ano. Agora, com a chegada na Europa, eles esperam vender mais 80.000 unidades até o fim do ano. Por isso, não se espante se você se deparar com um desses em uma eventual viagem ao exterior. Isso porque ainda não há previsão de vendas no Brasil. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome