IFA

Samsung Gear S3, o novo smartwatch da empresa [Hands-on - IFA 2016]

Por Igor Lopes RSS | em 01.09.2016 às 17h57

A Samsung lançou na IFA 2016 o Gear S3, seu novo smartwatch. Ele tem um foco muito grande na questão do design, mas também traz algumas aplicações bem interessantes.

O novo relógio chega em dois modelos: o Classic e o Frontier. Os novos relógios ganharam várias melhorias se comparados ao modelo do ano passado, o S2, incluindo um display maior de 1,3 polegada, Super Amoled com resolução de 360 x 360 px, tela mais resistente com proteção Gorilla Glass SR+ - um revestimento projetado especialmente para dispositivos vestíveis, proporcionando imagens mais nítidas e uma tela mais resistente a quedas e arranhões. 

A estrutura dele é um pouco mais fina que a anterior, medindo 12,9 milímetros de espessura, e conta com a certificação IP68 de proteção contra poeira e água - aliás, na super apresentação da Samsung para o lançamento do S3, a empresa fez até chover de mentirinha no palco para falar sobre essa proteção.

O modelo chamado de Frontier é mais robusto e indicado para pessoas mais aventureiras, que costumam levar um estilo de vida mais ativo, enquanto o Classic se parece mais com um relógio mecânico tradicional e caro, graças ao seu design minimalista e elegante. Um aspecto legal é que ambos são compatíveis com pulseiras de 22 milímetros, que já são padrão no mercado entre várias marcas de relógios - então, personalizá-los ficou muito mais fácil.

Internamente, os dois modelos trazem o mesmo processador dual-core de 1GHz da geração passada e 4GB de armazenamento, mas a Samsung ampliou a memória RAM para 758MB, contra os 512MB dos modelos antigos.

Os lançamentos contam ainda com Bluetooth 4.2, WiFi b/g/n, NFC e GPS. O modelo aventureiro ainda será disponibilizado com conectividade 3G e LTE. Um grande diferencial é que esses são os primeiros relógios da companhia a utilizar a tecnologia de pagamento Samsung Pay, lançada recentemente no Brasil.

Em relação ao software, o Gear S3 roda o Tizen 2.3.2, sistema próprio da Samsung voltado para plataformas vestíveis e que pode ser pareado com equipamentos Android a partir da versão 4.4.4. Por enquanto, a versão compatível com iOS ainda está em fase de testes e deverá ser lançada em breve.

Foram adicionadas várias funções no software, como aceitar ou rejeitar chamadas e desligar o alarme com movimentos no anel giratório, a possibilidade de transformar gestos feitos com os dedos em texto ou emojis, e também a presença de um aplicativo de lembretes. Aliás, a diversidade de aplicativos compatíveis aumentou bastante, e até os mapas, agora, podem ser vistos diretamente no pulso, sem precisar tirar o smartphone do bolso para se localizar. Isso acontece porque o relógio, agora, traz um GPS embutido. Tem ainda outros sensores, incluindo acelerômetro, sensor de luminosidade, barômetro - usado par medir pressão atmosférica e altitude - e monitor cardíaco.

Outro recurso interessante e digno dos filmes de James Bond é um alto-falante que permite aos usuários atenderem chamadas sem a necessidade de usar o smartphone. Para dar conta de tudo isso, as duas variantes trazem uma bateria de 3800 mAh, que a Samsung afirma aguentar até 4 dias em uso moderado, e pode ser carregada por indução ou via USB.

A empresa ainda não informou a data em que os relógios estarão disponíveis, os preços sugeridos e nem em quais mercados eles serão vendidos. Mas nós traremos essas informações pra você assim que elas forem disponibilizadas. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome