Ainda é possível escapar de spoilers na Internet?

Por Gustavo Rodrigues RSS | em 03.04.2016 às 14h00

Doomsday

Não importa por onde você trafegue pela Internet, os spoilers podem aparecer quando você menos esperar, principalmente pelas redes sociais. Mas não é apenas o público que transmite este tipo de informação, a própria Hollywood entrega momentos determinantes de suas produções em conteúdo promocional e trailers. Mas ainda é possível escapar dos spoilers? 

O que podemos considerar como spoiler? De acordo com o Oxford Dictionaries, pode ser alguém ou algo que conta antecipadamente um evento de uma história; ou uma descrição de algo importante que pode estragar a experiência de quem ainda quer ler ou ver algo. Assim, o conceito do termo se resume a algo negativo, a não ser que você não tenha problemas com eles. Entretanto, não há um tempo determinado que confirme se algo é ou não um spoiler, depende apenas do bom senso das pessoas.

O editor de vídeo Caio Coradin já passou por isso de uma forma bastante surpreendente. "Eu ganhei um par de ingressos para participar da sessão de Batman vs Superman pelo Omelete com a foto que eu havia enviado para o concurso. Uma mulher soube disso e me enviou um texto com vários spoilers possíveis do filme antes de eu o assistir. Felizmente, nem tudo que ela tinha dito acontecia."

Doomsday
Este exemplo é um dos mais extremos de alguém que tenha recebido spoiler, mas não é algo tão raro pela Internet. Durante os primeiros dias de Star Wars: O Despertar da Força, era possível encontrar usuários de sites de cultura pop usando no nickname a grande surpresa que acontece no terceiro ato do filme. Qualquer um que lesse aquilo e não tivesse visto o longa teria o grande momento da produção revelado, minimizando assim a experiência. Isso é algo ainda mais normal em redes sociais como o Facebook, já que um post ou comentários dentro dele podem soar como spoiler para qualquer desavisado. 

Mas, o que dá para fazer quando a própria indústria dá spoilers massivos das suas produções? Uma das situações mais emblemáticas foi quando a página oficial de The Walking Dead postou a morte de um personagem logo após a transmissão do episódio na Costa Leste dos Estados Unidos. Entretanto, o resto do mundo não teve transmissão simultânea, então um evento gigantesco da trama havia sido informado por quem deveria ter mais noção do que estraga a experiência do fã.

Além disso, os próprios trailers têm mostrado um pouco mais do que deveriam para promover os filmes. Batman vs Superman: A Origem da Justiça revela o grande clímax do longa em seu segundo vídeo de divulgação, Exterminador do Futuro: Gênesis teve seu grande plot twist revelado, e Vingadores: Era de Ultron teve tantos trechos revelados antes da estreia que a sensação era de conhecimento completo da produção.

Clube da LutaImagine quantos filmes ou séries possuem plot twists ou situações inesperadas que poderiam estragar a trama se você soubesse antes. A morte de vários personagens em Game of Thrones, saber os grandes segredos por trás de O Sexto Sentido ou A Vila, conhecer quem é realmente Tyler Durden ou o que está acontecendo em Donnie Darko são formas de acabar com o prazer que alguém poderia ter ao assistir a estas produções.

Não há como escapar de spoilers o tempo inteiro. Eles podem aparecer quando você menos espera no seu feed de notícias do Facebook, nos comentários dos sites de cultura pop e até mesmo serem ditos em conversas naturais entre amigos. Por isso, esteja sempre preparado, principalmente quando algo popular está em evidência, como o desfecho da sexta temporada de The Walking Dead.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome