Os riscos da Inteligência Artificial [CT Inovação]

Por Igor Lopes RSS | em 04.11.2016 às 16h16

Muita gente está empolgada com o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), mas grandes nomes da tecnologia e da ciência, como Elon Musk, Bill Gates e Stephen Hawking ainda são reticentes em fazer com que máquinas pensem como humanos. No entanto, outra questão que está evoluindo e deveria nos deixar tão preocupados quanto a IA é a bioengenharia.

A aplicação do conhecimento da engenharia aos sistemas biológicos já permitiu aos seres humanos assumir o controle da sua própria evolução, seja por meio de tecnologias de clonagem ou terapias genéticas, e é fato que estamos chegando a um ponto onde vamos mudar a forma como vivemos e morremos.

Um dos especialistas no tema é o professor Michael Bess, historiador da ciência da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, e autor de livros que falam sobre os super-humanos e sobre como o futuro geneticamente modificado pode ser, ao mesmo tempo, terrível e promissor.

Para ele, a bioengenharia será a próxima grande onda tecnológica e tem potencial para afetar a humanidade mais do que qualquer outra revolução industrial já vista. Isso porque a tecnologia será usada para realizar mudanças em nossos próprios corpos e mentes, em vez de transformar o mundo ao redor. 

Ele cita ainda os perigos provenientes de tamanha evolução, como uma possível busca eterna pela perfeição e excesso de poder, mas deixa claro que a solução não é parar a inovação, mas sim direcioná-la para um caminho que é mais alinhado com os nossos valores. Não devemos pensar apenas na tecnologia pela tecnologia, mas sim ampliar nossos horizontes e pensarmos no que ela pode fazer com a humanidade. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome