Crítica vs Bilheteria: a influência de ambas nos planos da DC no cinema

Por Gustavo Rodrigues RSS | em 29.03.2016 às 19h51 - atualizado em 29.03.2016 às 20h16

Justice League

Batman vs Superman: A Origem da Justiça teve reações opostas entre grande parte do público e crítica. A bilheteria do filme tem batido recordes tanto no Brasil quanto ao redor do globo, assim gerando o lucro financeiro que os estúdios de cinema sempre almejam. Enquanto isso, os especialistas em cinema não ficaram satisfeitos com a produção dirigida por Zack Snyder, assim rendendo inúmeras avaliações baixas ao filme – 28% de aprovação pelos profissionais e 72% da audiência no Rotten Tomatoes até agora. Mas, como os dois lados da mesma moeda podem influenciar os planos futuros da Warner Bros com os personagens da DC Comics?

Os principais pontos que as críticas têm realçado do longa são o roteiro cheio de deslizes e o trabalho exagerado do diretor Zack Snyder. Além desses dois agravantes, a edição ainda precisou deixar parte do conteúdo gravado apenas para a versão estendida do filme, assim eliminando pontos que podem ser importantes para contar uma história mais precisa. Infelizmente, algumas pessoas levam a opinião dos especialistas ao extremo e evitam a própria experiência no cinema, o que diminui um pouco o que a produção poderia arrecadar. 

Para o público, principalmente os fãs da DC Comics, o filme é uma das melhores adaptações dos quadrinhos. Cheio de referências às obras icônicas da editora, o longa conseguiu levar períodos muito diferentes dos gibis para a telona, inclusive em imagens precisas, como o posicionamento do Batman ao esquivar do raio do Apocalipse. Isso faz com que a mesma pessoa vá mais do que uma vez ao cinema, assim aumentando os números positivos que a produção já conseguiu nos primeiros dias em cartaz.

Esquadrão Suicida

A Warner Bros não vai fazer mudanças bruscas nos planos dos seus próximos filmes, Esquadrão Suicida, com lançamento em 4 de agosto, e Mulher-Maravilha, com data de estreia prevista para 23 de junho de 2017. O primeiro já é uma produção pronta, não será editado por causa de qualquer reação que tenha ocorrido com Batman vs Superman. Enquanto o longa protagonizado por Gal Gadot pode ganhar um pouco mais de pressão do estúdio, mesmo que a atriz tenha sido alvo de vários elogios de crítica e público. Não ter gostado do primeiro passo do Universo DC nas telonas não torna os próximos lançamentos menos interessantes do que eram antes, ainda mais com o Coringa interpretado por Jared Leto e a princesa de Temiscira em destaque.

Entretanto, algumas atitudes da Warner Bros e até mesmo do Zack Snyder mostram o quão significativas são as críticas. Revelar uma cena da versão estendida do filme com menos de uma semana de seu lançamento não é nada normal, seja para aumentar o hype de algo que já o tem ou para introduzir um conceito que o próprio longa falha em narrar durante a história. O diretor já precisou fazer explicações sobre algumas situações do filme em entrevistas, como o fan service que apresenta a origem do personagem Ciborgue (Ray Fisher). 

O que assusta mesmo é quando se lê notícias de como as outras produções querem ter diferenças de Batman vs Superman, como se ele fosse algo a se distanciar. Por exemplo, o diretor do filme do Aquaman (Jason Momoa), James Wan, comentar que o longa será badass e principalmente divertido, algo que os críticos não conseguiram enxergar em A Origem da Justiça

Aquaman

Batman vs Superman está muito longe de ser uma bomba, como o Lanterna Verde do Ryan Reynolds e o Quarteto Fantástico dirigido pelo Josh Trank, fazendo com que a aprovação baixíssima dele no Rotten Tomatoes seja surpreendente, até porque o filme tem pontos positivos que precisam ser ressaltados. Ele também não é maravilhoso, afinal tem problemas claros na estrutura do roteiro, o que prejudica a história, como a crítica aponta na maioria das vezes. A Warner Bros só precisa entender as reações do público e da crítica para não tomar atitudes precipitadas nas próximas produções, principalmente quando levar a Liga da Justiça para as telonas em 2017.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome