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Tecnologias de CRM ganham cada vez mais espaço em processos de vendas B2B

Por| 18 de Junho de 2019 às 20h00

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Tecnologias de CRM ganham cada vez mais espaço em processos de vendas B2B
Tecnologias de CRM ganham cada vez mais espaço em processos de vendas B2B

Um estudo realizado pela Accenture global confirma: a tecnologia está e estará ainda mais integrada ao processo de vendas B2B em todo o planeta. A pesquisa, que ouviu em 2018 milhares de profissionais de vendas em 5 continentes, traz perspectivas e realidades bastante concretas quando o assunto é vendas B2B (de empresas para empresas).

Um bom exemplo de tecnologia nos processos empresariais é são os chatbots. O estudo relata que esse recurso é usado especialmente para o relacionamento com o cliente (79%) e pagamentos (32%). Para vendas, essa taxa chegou a 54%.

"A chamada transformação digital em vendas B2B é algo essencial para empresas que desejam não só crescer como manterem-se a médio e longo prazo no mercado", diz o CEO do CRM PipeRun, Cezar Gehm. E, mais do que isso, dá mais autonomia aos colaboradores.

"É um movimento natural e que vemos com algum delay no Brasil. Quando falamos em vendas complexas, o uso de tecnologias como o CRM, por exemplo, é essencial", comentou. "Somente assim as pessoas podem ter um papel mais efetivo dentro do processo de vendas e gerar valor para quem está em contato com a marca", emendou.

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Outro fator importante que a pesquisa revelou é a personalização como requisito fundamental para atingir o cliente da melhor maneira — especialmente em estratégias de inbound marketing.

Não à toa, o atendimento ao cliente foi muito presente nas respostas dos gestores neste estudo. A prioridade dos que responderam foi de ter, nos próximos anos, uma experiência omnichannel para o comércio online B2B.

Além disso, veem uma necessidade de uma visão completa da jornada do cliente que chega até à empresa em busca de uma solução para os problemas de seus negócios.

"É isso que a tecnologia faz. Você precisa não só conhecer muito bem seu cliente, mas entender o caminho que ele fez, desde a conversão até o contrato assinado, para você conseguir ter uma recorrência muito maior nos negócios", declarou Cezar.