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8 maneiras de usar a realidade virtual no marketing da sua empresa

Por| 12 de Maio de 2016 às 22h07

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8 maneiras de usar a realidade virtual no marketing da sua empresa
8 maneiras de usar a realidade virtual no marketing da sua empresa

A realidade virtual (RV) saiu da ficção científica para se tornar uma das maiores tendências do mercado tecnológico. Nomes como Oculus Rift, Google Cardboard, HoloLens, Gear VR, PlayStation VR e HTC Vive já caíram na boca do povo e geram muita curiosidade por onde passam.

Apesar dos games serem a principal aposta das empresas no campo da realidade virtual, as possibilidades de aplicação desse tipo de tecnologia são extremamente amplas: educação, saúde, engenharia, uso militar, varejo, entretenimento, e assim por diante.

Entre consumidores comuns, empresas e setor público, estima-se que dentro de oito anos ela movimente cerca de US$ 35 bilhões. Apenas em 2016, é esperado que produtos de RV gerem US$ 2,3 bilhões em receitas.

Como já era de se imaginar, líderes de diversos setores estão apostando na produção de conteúdo em RV para alavancar a tecnologia a fim de deslumbrar seus clientes, se destacar na mídia e ganhar uma vantagem competitiva sobre os concorrentes mais cautelosos e não tão ousados.

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As grandes marcas têm sido as primeiras a mostrar seu interesse na realidade virtual em campanhas de marketing. Na verdade, o fato delas possuírem os bolsos mais cheios conta bastante nesse pioneirismo, uma vez que a produção deste tipo de conteúdo ainda não é tão acessível. É preciso driblar alguns obstáculos que vão além de hardware e software, como a falta de exemplos práticos e experiência de profissionais na área, que ainda é considerada muito nova.

No entanto, com o avanço e a provável popularização das tecnologias de RV, é fácil imaginar que, em breve, empresas de menor porte e marcas de nicho apostarão neste tipo de conteúdo para suas campanhas. Enquanto isso não acontece, vamos conhecer exemplos de grandes marcas que estão testando os limites da realidade virtual em suas estratégias de marketing:

1. Volvo

Graças ao aplicativo Volvo Reality, os consumidores podem fazer um test drive no SUV de luxo Volvo XC90 sem sair do conforto de suas casas. Esse é considerado o primeiro test drive totalmente imersivo, que precisa apenas de um smartphone e um Google Cardboard de papelão para acontecer.

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O app combina imagens do interior do veículo com filmagens do trecho de uma estrada em Vancouver, no Canadá, o que permite ao utilizador simular uma pequena viagem como se realmente estivesse dentro do carro.

O Volvo Reality é gratuito e está disponível para download na App Store e na Google Play.

2. Topshop

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Os grandes e concorridos eventos de moda costumam reunir um público seleto, garantindo o clima de exclusividade que o segmento tanto gosta. Isso significa que a maioria dos consumidores diretos das marcas não têm acesso aos principais eventos de marketing de moda: os desfiles.

Para tentar mudar esse cenário (ou quase isso), a Topshop foi uma das marcas que inovou e apostou na realidade virtual para levar a experiência de um convidado VIP da Semana de Moda de Londres para os meros mortais.

A primeira experiência aconteceu ainda em 2014, quando a marca usou headsets como o Google Cardboard e o Oculus Rift para mostrar imagens em 360º capturadas diretamente da primeira fila do evento e também dos bastidores. A experiência da Topshop foi premiada como o Projeto do Ano no BT Retail Week Technology Awards 2014.

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3. Dior

Ainda no segmento da moda, outra marca que adotou a imersão do conteúdo em realidade virtual foi a Dior. No ano passado, a empresa apostou em seus próprios headsets de RV, o Dior Eyes, que permitiu aos seus clientes visualizar os bastidores do seu desfile em Paris enquanto visitavam suas lojas.

4. Merrell

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Durante o Festival Sundance de Cinema de 2015, a marca Merrell fechou uma parceria com a revista Rolling Stone para estrear o seu primeiro comercial em movimento com direito a experiência em realidade virtual.

Na ação, os consumidores andavam por um cenário físico especialmente concebido para complementar a experiência de imersão proporcionada pelo Oculus Rift. No conteúdo virtual, as pessoas caminhavam por uma trilha perigosa nas montanhas.

5. HBO

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Em 2014, a HBO também apostou no Oculus Rift para oferecer uma experiência de como seria a vida nos Sete Reinos de Game of Thrones. Um dos cenários de realidade virtual criado pela empresa colocava os usuários do gadget em um elevador que escalava uma parede de gelo com 200 metros de altura.

O cenário físico também foi especialmente projetado para aumentar a imersão, incluindo o efeito de vento das geleiras. Quem teve a oportunidade de participar da simulação ficou espantado com a realidade proporcionada pelo conteúdo.

6. McDonalds e Coca-Cola

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Os dois gigantes tiveram ideias parecidas para atrelar seu nome à realidade virtual: ambas as empresas criaram seus próprios modelos de cardboards. Enquanto a Coca-Cola lançou embalagens especiais para seus pacotes de latinhas, o McDonalds resolveu transformar as caixas do McLanche Feliz em óculos de realidade virtual.

Ambos funcionam de forma semelhante ao Cardboard do Google: basta seguir as instruções de montagem para transformar as embalagens de papelão em um óculos de RV.

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7. Nike

A famosa marca de artigos esportivos também não quis ficar de fora das novidades e , no ano passado, apostou na realidade virtual para chamara a atenção do público para sua nova linha de chuteiras.

A ideia da campanha é fazer com que qualquer pessoa assuma a perspectiva do jogador Neymar em campo. A experiência fica ainda melhor com o Google Cardboard, mas também pode ser experimentada em dispositivos móveis – sem tanta imersão, obviamente.

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8. Cidade do Porto

Engana-se quem pensa que apenas marcas podem se beneficiar da RV em suas estratégias de marketing. Um bom exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada ao turismo é o case da Cidade do Porto, em Portugal.

Em março deste ano, a Câmara da cidade decidiu investir em um aplicativo para iOS e Android que pode ser utilizado com o Cardboard. A ideia é que os utilizadores possam passear virtualmente por locais icônicos de Porto e, além disso, um conjunto personalizado de óculos com a imagem corporativa da cidade também foi lançado.

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Gostou das ações? Acredita que elas possam inspirar sua empresa a apostar na realidade virtual em sua próxima campanha? Comente!

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