Perfil de uso do marketing digital nas empresas brasileiras de TI

Por Redação | 03.11.2016 às 23:46

O marketing digital está conquistando cada vez mais espaço no meio tech, principalmente quando o assunto é alavancar o B2B no Brasil. E de acordo com a segunda edição da pesquisa Martech 2016, 50% das empresas do ramo mostram adotar o Inbound Marketing, enquanto 17% utiliza o Outbound para concluírem suas vendas.

Aliás, os resultados da pesquisa trazem novidade inéditas sobre estratégias individuais e de marketing e vendas. Em 2016, dados como modelo de aquisição de clientes, estratégias mais usadas para gerar leads, montagem de equipe, impacto de ações digitais nos negócios, processo de vendas, funis de conversão e previsões de investimentos em marketing digital merecem destaque.

O estudo mostrou que as empresas que usam ferramenta de automação de marketing geram mais de 10 vezes mais leads do que as que não adotam o recurso, e tendem se enxergar mais bem-sucedidas em marketing de conteúdo. Aproximadamente 65% dos negócios que adotam o recurso conseguem qualificar seus leads e identificar os prospects mais preparados para a compra. Dos que não adotam automação, o percentual cai para menos de 15%.

Trinta por cento dos entrevistados trabalham com Inside Sales como processo de vendas, 15% usam Self Service e quase 35% afirmam usar mais de um processo. Outro dado interessante: metade das empresas apostava nos blogs para gerar leads em 2015. Já neste ano, o número cresceu: são mais de 70% das empresas confiando na plataforma online.

Foram entrevistados 517 profissionais (sócios, CEOs, gerentes de vendas e marketing) de empresas brasileiras, entre julho e agosto deste ano. Os entrevistados pertencem a empresas atuantes em Software e Cloud, Apps/Mobile, Hardware, Telecom e outros. A maior parte das empresas envolvidas na pesquisa tem até 100 funcionários e trabalha com o modelo B2B.

Via Martech