O que os influenciadores digitais podem ensinar às empresas
Por Colaborador externo | 12 de Julho de 2017 às 16h44
Por Fábio Ricotta*
Imagine que você está na cozinha para preparar um bolo. Diferente de outras receitas, que geralmente são feitas em pouco tempo, o bolo exige paciência e umas pitadas de fermento. Essa talvez seja a melhor comparação entre o crescimento por meio do marketing de conteúdo e os anúncios, que trazem resultados rápidos. E quando se trata de crescer por meio do conteúdo, os influenciadores digitais são verdadeiros mestres nisso. Decidi listar alguns pontos que os empreendedores podem aprender com os “digital influencers”.
1- Conteúdo pensado na audiência
Mesmo que de forma inconsciente, os youtubers entendem muito bem sua audiência e sabem o que leva as pessoas a consumirem seus vídeos. Em vez de produzirem apenas os vídeos que mais gostam de fazer, eles fazem o que for preciso para conquistar a atenção dos “clientes”. Estratégias de Marketing de Conteúdo precisam ser feitas com base naquilo que o público-alvo quer para solucionar seus problemas!
2- Mensurar tudo
Os influenciadores mensuram tudo e a todo tempo. Estão sempre por dentro de quantos inscritos e seguidores estão acompanhando nas diferentes redes sociais, e são insaciáveis para conseguir mais audiência. E eles também sabem que esses números não são absolutos, e alguns feedbacks são muito mais qualitativos, como os comentários da audiência. Esse comportamento diante da possibilidade de mensurar tudo e ter retorno imediato da audiência é importante para tomar as decisões necessárias para definir o conteúdo que será produzido, e em quais plataformas: textos, vídeos, imagens, podcasts.
3- Ouvir o público
Qualquer empresa, de qualquer área, precisa se basear na experiência do usuário. O cliente precisa estar satisfeito e ser atendido com aquilo que ele deseja. Muitos empreendedores ainda insistem em fazer o que eles acham que é certo, sem se darem conta de que são os seguidores que ditam o rumo dos conteúdos. Os influencers entendem isso e usam isso a seu favor, criando cada vez mais audiência e poder de persuasão.
4- Conexão e comunicação
Quer que o conteúdo faça a diferença para a audiência? Mantenha uma conexão direta com o público. E para conseguir isso, não tem nada melhor que uma comunicação pessoal, com uma linguagem que combine com o público. É assim que os influenciadores falam. Repare, por exemplo, que as influenciadoras de moda e maquiagem não tratam suas leitoras como “Cara leitora”, mas utilizando termos que criam uma sensação de proximidade. E a melhor forma de entregar o conteúdo é mantendo proximidade com os clientes e público-alvo.
Qualquer forma de aumentar os resultados com base no conteúdo é chamado de Marketing de Conteúdo, e traz resultados em longo prazo. Combinadas com técnicas mais rápidas, como as estratégias de Growth Hacking e de anúncios, o marketing de conteúdo garante resultados sólidos. Quem sabe esperar o crescimento dele no forno consegue saborear resultados incríveis.
*Fábio Ricotta é CEO da Agência Mestre