Em tempos de crise, não dá para contar com a sorte

Por Colaborador externo | 19 de Agosto de 2015 às 11h11

Por Daniel Palmieri*

Talvez você já saiba, mas o e-mail marketing não está mais nos seus dias de glória. Na verdade, ele está longe disso.

A maioria dos negócios que faz e-mail marketing está comprometendo tempo e dinheiro. Eu arrisco dizer que, utilizando o e-mail marketing tradicional, apenas 20% do potencial para vender e alcançar mais pessoas com a internet é utilizado.

Eu digo isso porque eu já usei muitas ferramentas promissoras. E também já gastei muito dinheiro testando aplicativos que não me trouxeram nenhum resultado real. Inclusive, alguns deles eram bastante complicados e caros, já outros não tinham nenhum suporte… E acredite, alguns até faliram e me deixaram na mão.

Na minha jornada eu perdi muito tempo para descobrir o que realmente é preciso ter e fazer para um negócio na internet decolar de uma vez por todas.

Depois de me estressar muito e quase desistir, eu percebi que não basta enviar um e-mail atrás do outro e esperar que as pessoas se interessem e comprem. Acontece que o Gmail, Yahoo, Live e todos os provedores de e-mail estão cada dia mais complexos e exigentes. No final das contas, quem se aventura corajosamente para trazer o seu negócio para o mundo online precisa de muito mais dedicação e qualidade; só assim a mensagem chegará ao público de forma relevante, para que eles se engajem de verdade com a causa.

Eu realmente acredito que todo negócio na internet precisa trabalhar a automação de marketing para permanecer vivo e lucrativo. Nós vivemos em um novo momento, em que o e-mail marketing evolui para Marketing Automation. Uma volta por cima após anos de mensagens sem relevância chegando todos os dias nas caixas de entrada. Lutamos por uma nova frente contra a tonelada de inconvenientes e irritantes spams.

Isso tudo nos trouxe até aqui, no início de um Novo Momento. O que era conseguido ontem com o e-mail marketing já não se consegue mais utilizando as mesmas técnicas.

Fazer automação de marketing significa entregar conteúdo e ofertas extremamente relevantes, de forma automática para pessoas que estão realmente interessadas e segmentadas na base de contatos. Quando a parte operacional está resolvida por uma ferramenta brilhante – Na minha opinião, o ActiveCampaign é a campeã –, você consegue trabalhar com mais produtividade e com certeza ganha tempo para focar na parte estratégica do negócio.

Depois de criar várias automações eu descobri que é fácil deixar as pessoas interessadas no que você tem a dizer, desde que você entenda o comportamento delas, antecipe os próximos passos que ela já deseja e crie um caminho, ou o famoso “funil”, para que elas sigam no seu próprio tempo, ação por ação. Afinal, já dizia a máxima: se os seus clientes são diferentes, por que tratá-los de maneira igual?

A verdade é que o e-mail marketing sozinho já não tem mais força. Hoje, é preciso criar uma espécie de termômetro de engajamento, onde os contatos consomem os conteúdos que eles escolhem e, por fim, acabam comprando produtos e serviços que sejam ideais para cada um deles. Tudo gerenciado de forma automática.

Simplesmente não dá para pensar mais em um negócio na internet que não se preocupa em transformar leads frios em clientes recorrentes; ou que não monitora o engajamento deles; que não segmenta e cria sequências automáticas que possuem vida própria e se tornam cada vez mais relevantes e personalizadas para cada pessoa.

Eu espero que você esteja verdadeiramente atento ao Novo Momento e não seja apenas mais um na multidão, enviando um e-mail após o outro e esperando conseguir grandes resultados. Porque assim você dependerá da sorte e esse é um luxo que não temos mais direito em tempos de crise. Cada investimento deve ser milimetricamente medido e mensurado quanto à perspectiva de resultado. O nível de exigência agora é outro – tanto para o futuro cliente como para o empreendedor.

A frase mais verdadeira que eu ouvi durante os meus 8 anos no marketing digital é essa: quem não se adapta está fadado à falência. E a sensação de ter se adaptado ao Novo Momento e de começar a colher os resultados disso é realmente incrível... e você deveria experimentar também.

*Daniel Palmieri tem 8 anos de atuação no mercado digital e é especialista em conversão e automação de marketing. É o fundador do blog Doutor Conversão, onde publica conteúdo gratuito sobre como conseguir mais prospects e aumentar suas vendas. Seu novo projeto é o Curso de Marketing Automation com ActiveCampaign.

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