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Digital e Impressão: o marketing multicanal precisa das duas opções

Por| 09 de Dezembro de 2017 às 10h05

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Digital e Impressão: o marketing multicanal precisa das duas opções
Digital e Impressão: o marketing multicanal precisa das duas opções

Por Macarena Rodríguez*

O marketing direto permite às empresas se comunicarem diretamente com os clientes ou prospects por meio de diferentes meios, incluindo publicidade gráfica, mala direta, folhetos, catálogos, plataformas online, celular e e-mail.

À medida que o comportamento do consumidor muda, cresce a necessidade de campanhas de marketing mais especializadas e estratégicas. Especialistas na área concordam que uma abordagem cross-media, integrada e multicanal, que inclua uma grande variedade de pontos de contato gera melhores resultados. Considerando a mecânica em torno da impressão e do e-mail nessas estratégias de marketing, o que tem maior prioridade: material impresso ou digital? A resposta é: os dois.

Uma dinâmica multicanal permite uma comunicação mais eficaz com o público-alvo. Se sua intenção é conseguir que um cliente potencial visite, por exemplo, um estande específico durante uma feira internacional, uma boa prática seria combinar canais como e-mails, folhetos que destaquem a localização na feira e publicações com informações detalhadas nas redes sociais da empresa.

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O poder da combinação entre o impresso e o digital

Uma abordagem combinada entre ações digitais e impressas em ambas as direções pode aumentar a taxa de sucesso da sua campanha por meio das seguintes sugestões:

1) Clareza: se sua mensagem não for bem estruturada, o leitor a enviará diretamente para o lixo sem ler o "call to action". Você deve ser capaz de resumir em um parágrafo qual é a sua história e o seu diferencial perante a concorrência.

2) Responder à pergunta "E daí?": a partir da perspectiva do leitor, a pergunta crucial é “o que esta mensagem significa para mim?”. Certifique-se de o conteúdo seja relevante para o público, oferecendo boas dicas.

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3) Personalize: dados demográficos e psicologia entram em jogo. Personalize mensagens e celebre momentos especiais, como casamentos, nascimentos, campeonatos etc. por meio de e-mails e ações de impressão que tenham um impacto sobre seu público.

4) Mantenha a simplicidade: quando quiser direcionar os leitores do material impresso para a web, escolha uma URL fácil de lembrar. Quando quiser que cliquem em um link, destaque-o na mensagem. Lembre-se de colocar ícones de compartilhamento do Facebook, Twitter e LinkedIn.

5) Agregue valor: pense com cuidado sobre que tipo de oferta será mais valiosa para o leitor e para sua empresa e use recursos como descontos, amostras grátis, presentes surpresa etc.

6) Leve o tempo em consideração: tudo depende se sua campanha está conectada a um evento, produto, lançamento, vendas sazonais etc., e quais são as ações estabelecidas: e-mails, folhetos, convites, redes sociais, revistas e anúncios de banners. Esperar muito para interagir com o cliente pode fazer com que se esqueça da mensagem original. Se você for muito rápido, ele pode se sentir sufocado. Crie um calendário que permita visualizar e avaliar o impacto de toda a sua campanha.

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7) Call to action: cada fase da sua campanha deve ter um call to action que impulsione o comprador a tomar uma decisão a seu favor. Pergunte a si mesmo “que ação quero que o público-alvo realize depois de ler este e-mail?” Seu call to action deve ser claro.

À medida que as opções de cross-media (estratégias integrais de marketing em que se utilizam diferentes tipos de canais, meios de comunicação e suportes para transmitir a mesma mensagem) proliferam, esse ambiente vai crescendo em complexidade e, ao mesmo tempo, se torna mais interessante. Um parceiro que ajude a impulsionar um volume maior de atividade empresarial, mais lucros e maior produtividade nesse mercado acelerado, sem dúvida, é um aliado muito conveniente.

Como diferenciar-se?

Ter um diferencial é algo fundamental, pois os clientes exigem cada vez mais tiragens mais curtas e personalizadas. Em vista disso, a indústria gráfica deve mudar e incorporar um elemento aos seus serviços de impressão: serviços de marketing baseados em soluções multicanais.

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Hoje já existem opções de impressoras digitais coloridas, que permitem a realização de uma grande variedade de aplicações compatíveis com uma variedade igualmente extensa de papéis e formatos de impressão. Junto com as soluções inovadoras, as empresas podem manter mais trabalhos dentro de seu escopo, aproveitando as vantagens da impressão digital. Há ainda recursos como a impressão em cinco cores, que agrega valor na área de design e soluções de dados variáveis (VDP), que permitem direcionar as informações ao público adequado, no momento indicado.

Sem dúvida, para que sejam mais eficazes, as campanhas de marketing de hoje devem alcançar os clientes por meio de diferentes canais de comunicação e de forma bastante personalizada. Neste cenário, a impressão digital é um grande aliado das empresas.

* Macarena Rodríguez - gerente de Marketing Regional de Impressão de Produção para a Ricoh América Latina