Conteúdo é o novo Marketing

Por Fernando D´Angelo | 15 de Outubro de 2015 às 16h30

Essa frase foi dita por Manuela Bordash, do portal Steal the Look, durante o evento Rakuten Expo 2015. Quer saber por quê?

A jornada de compra do consumidor atual mudou. A abundância de informações, as redes sociais e a mobilidade e facilidade oferecidas pelos smartphones transformaram o comportamento do consumidor durante as compras.

E nesse novo mundo, a propaganda está virando paisagem. Ninguém mais presta atenção.

Esse novo consumidor decide suas compras com base em informações. Sejam elas opiniões dadas em rodas de conversa ou nas redes sociais, em vídeos e matérias contendo análises e testes (reviews), ou ainda em blogs e sites especializados.

Em uma pesquisa divulgada pelo Youpix/Ibope Media em 2013, entre o público jovem, cerca de 70% da influência na tomada de decisão de compra vem das experiências anteriores ou das opiniões de amigos e familiares. Outros 20% vêm de informações coletadas na Internet. Propaganda, no geral, não atinge os 10%. E isso vale para diversos segmentos, como viagens, alimentos e bebidas, roupas, automóveis, eletrônicos, etc.

Como resultado, muitas empresas estão reposicionando as estratégias de marketing para voltar a impactar e influenciar mais na decisão de compra. E, ao que tudo indica, o caminho é começar a gerar conteúdo pertinente e relevante ao público alvo, gerando um vínculo de confiança e fidelidade com seus clientes. A venda em si passou a ser uma consequência de um bom relacionamento com seus clientes.

E na sua empresa, como estão reagindo a essas mudanças?

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