Como os empreendedores podem aproveitar o Instagram para aumentar as vendas

Por Neil Patel

Cada empreendedor está em um negócio para ganhar dinheiro. Se você quer aumentar a notoriedade da sua marca e começar a aumentar as vendas para obter lucro, então, precisa começar a gerar conteúdo que o seu público não pode deixar de consumir. E não é qualquer conteúdo – mas é conteúdo visual.

Isso significa que o Instagram deve estar no topo da lista para a promoção da sua marca. Sendo verdade, se você está vendendo um produto tangível ou é uma empresa de serviços relacionados. O conteúdo visual tem 40 vezes mais chance de ser compartilhado nas redes sociais do que qualquer outro tipo de conteúdo. É por isso que mais de 70% dos comerciantes estão contando com ativos visuais em suas estratégias de marketing.

O Instagram é 100% visual, e a comunidade cresceu para mais de 400 milhões de usuários. Isso é motivo suficiente para você alavancar este serviço usando estas dicas para aumentar suas vendas e visibilidade da marca.

1. Criar uma estratégia do Instagram.

A publicação de imagens aleatórias na sua conta não vai fazer você ter mais sucesso do que jogar um post aleatório. Você precisa criar uma estratégia de marketing de conteúdo que define o que é que você quer alcançar e o que você precisa fazer para chegar lá.

Em seguida, faça essa única coisa.

Faça do seu plano algo interessante; algo que você pode visualmente compartilhar.

Faça do Instagram parte da sua rotina diária de modo que você esteja criando e postando conteúdo de forma consistente. Consistência irá promover o envolvimento contínuo e o compartilhamento, o que levará a mais vendas ao longo do tempo.

2. Use imagens atraentes, de alta qualidade.

Você não precisa de uma câmera cara ou um fotógrafo profissional para tirar boas fotos. Você precisa ter em mente que a qualidade da imagem é um elemento importante.

Se você não consegue ter fotos de boa qualidade, então tenha alguém para tirar fotos para você ou procure algumas dicas de fotografia para desenvolver as suas habilidades.

Você não tem certeza de que tipo de fotos de alta qualidade começar a compartilhar? Dê uma olhada em seus concorrentes, assim como outros bem-sucedidos usuários do Instagram para ver o que funciona para eles. Você pode conseguir bons insights desta forma.

3. Construa conexões da comunidade no Instagram.

Como qualquer plataforma social, você não quer que o Instagram seja um único canal de comunicação. Não basta apenas responder nas suas próprias imagens.

Chegar aos outros através de likes e comentários dentro de sua indústria, especialmente se eles estão falando de você.

Conheça os seus concorrentes e comece a acompahar as pessoas que seguem eles, se envolva com elas e clique no botão de seguir.

Richard Lazazzera seguiu 100 dos seguidores de seus concorrentes, e depois cutiu e comentou nos seus postos. Ao fazer isso, ele ganhou uma taxa de 34% de seguidores de volta.

Você também pode gerar conteúdo para impulsionar o envolvimento da comunidade, como a criação de gincanas no Instagram, concursos e outras promoções.

A medida que você construir essa comunidade, certifique-se de compartilhar fotos que permitem que seus seguidores vejam os bastidores. Compartilhe fotos dos seus funcionários, das suas instalações, da sua rotina de trabalho, das práticas de fabricação e operações.

Mostrando a personalidade e as pessoas por trás de uma marca pode ajudar a fazer uma conexão muito humana com o seu público, e as pessoas são mais propensas a fazer negócios com uma empresa na qual sintam ligados em um nível pessoal.

4. Use anúncios do Instagram.

Existem hoje mais de 200.000 anunciantes no Instagram e você pode juntar-se ao grupo facilmente. Com a aquisição do Instagram pelo Facebook você pode acessar os anúncios do Instagram e promover conteúdo por meio da ferramenta de criação do Facebook Ad.

Não é apenas uma ferramenta para promover imagens. Você pode direcionar ações específicas com anúncios do Instagram, incluindo:

  • Clique para website
  • Engajamento móvel
  • Conversões de Website
  • Engajamento de postagem
  • Visualizações de vídeo e muito mais

Como qualquer outro tipo de publicidade você precisa experimentar para ver o que funciona melhor, então experimente diferentes combinações de imagem e texto.

Preste atenção a quais combinações funcionam melhor, em seguida, dobre os seus esforços nessas combinações enquanto acaba com as campanhas sem resultado.

5. Ouça os seus fãs.

É provável que nem tudo o que você faz quando você inicia o seu negócio vai funcionar para o seu público. Dos mais felizes embaixadoras da sua marca as pessoas que tiveram uma experiência negativa, elas vão ser rápidas em informá-lo sobre maneiras de serví-los melhor.

Portanto, não basta colocar o foco em postar imagens de qualidade.

Concentre-se no seu engajamento e em escutar o seu público.

Preste atenção ao que os seus seguidores querem de você, incluindo o que eles querem ver de forma diferente, o que eles querem ver menos e o que gostariam de ver mudar.

Quando você mostra que você ouve o seu público e está disposto a tomar medidas, você cria uma quantidade incrível de confiança. Essa confiança em última instância se traduz em vendas.

6. Não tenha medo do vídeo.

Instagram permite você aproveitar o poder do vídeo, bem como imagens estáticas. Mais de 50% dos comerciantes acreditam que o vídeo tem o mais forte ROI do que qualquer outra forma de marketing de conteúdo, então você tem uma grande oportunidade de envolver os seus seguidores em um novo nível social.

Isso funciona também. Os compradores que veem vídeo são quase duas vezes mais propensos a comprar do que os compradores que só se acessam os conteúdos escritos.

Junte isso com o fato de que a visualização de vídeos móveis são de até 74% desde 2014 e espantosos 844% desde 2012 e é claro que os clientes querem mais conteúdo de vídeo para devorar.

Você pode se sentir tímido na câmera, mas você não precisa falar em cada vídeo. Seja criativo e encontre maneiras que você pode usar o vídeo em torno de seu negócio para envolver os seus fãs:

  • Faça a distinção das características do produto
  • Mostre a sua equipe lidando com serviços de chamadas e cuidando de clientes
  • Grave depoimentos e apresente os seus consumidores/clientes
  • Consiga vídeos de eventos relevantes, feiras e eventos da comunidade
  • Não tenha medo de ser bobo e de colocar humor em seus vídeos - mostre que a sua equipe pode ser divertida.
  • Dê dicas e ideias para seus fãs em pequenos vídeos

Conclusão

Quando você quer construir receita usando plataformas de mídia social como o Instagram, o seu objetivo não é transformar as vendas ao longo de cada post (é tão bom quando isso acontece.)

As vendas podem ser o seu objetivo final, mas os seus esforços no Instagram são os meios com os quais você poderá impulsionar o engajamento e construir o relacionamento com os seus clientes.

Mantenha o foco em melhorar a qualidade do seu conteúdo e construir esses relacionamentos e as vendas virão.

Quais são algumas das maneiras que você tem usado o Instagram para construir as vendas do seu negócio?