Como fazer uma campanha de e-mail marketing com qualidade

Publieditorial | 29 de Abril de 2015 às 07h08

* Publieditorial

Mesmo enfrentando diversos concorrentes ao longo do tempo, como chats, SMSs, redes sociais entre outros, o e-mail marketing continua sendo uma ótima ferramenta de vendas e fidelização de clientes. Afinal de contas, quem não abre a caixa de correio eletrônico diariamente, seja no desktop, no laptop, por "pushes" em tempo real no smartphone ou tablet? Com uma base de contatos bem cuidada e com campanhas interessantes, a probabilidade do destinatário se interessar pelo seu conteúdo pode ser grande - mas é preciso tomar algumas medidas para que o seu e-mail não seja classificado como spam, lixo ou conteúdo indesejado.

Por isso, a Locaweb compilou 6 dicas para você cultivar uma boa lista de contatos e tirar o melhor proveito dela.

1 - Não ao spam!

Seja cuidadoso com a forma com que você está buscando os cadastros. Se você quer ter um negócio de longo prazo, é imprescindível implantar o email marketing de uma maneira responsável, realizando o "opt-in" de cada contato. Assim, ao longo dos anos, terá reunido centenas, milhares de clientes já cadastrados e acompanhando cada passo do seu negócio.

2 - Seja objetivo no cadastro

Quanto mais informações e detalhes você pedir, menor o interesse da pessoa em preencher o formulário. Em um primeiro momento, limite-se aos dados essenciais: nome completo, e-mail e, no máximo, um terceiro campo que faça sentido para classificar melhor esse cliente dentro de sua base de dados. À medida que o relacionamento for evoluindo, solicite um complemento das informações oferecendo sempre algo em troca (desconto, brinde, etc). Assim você poderá personalizar cada vez mais a sua comunicação com os consumidores mais relevantes.

3 - Mensagens segmentadas

Com quem você está dialogando? Com base na dica número 2, é possível definir textos e aproximações diferentes para cada tipo de contato. Você pode enviar uma mensagem para quem se inscreveu com o objetivo de conhecer a sua empresa e uma outra para quem já é cliente antigo, por exemplo. Tenha certeza de que essa segmentação trará melhores resultados.

4 - Bons títulos

O título é o que fará com que a pessoa clique ou apague o seu e-mail. Por isso, esses caracteres têm um peso muito grande na sua campanha. Crie títulos chamativos, interessantes e com no máximo 80 caracteres.

5 - Fuja das listas compradas

Listas genéricas ou listas de terceiros podem ser uma grande tentação, mas também são uma armadilha. Enviar propaganda sem consentimento tem alto potencial de ser encarado como spam não só pelo destinatário como também pelos próprios gerenciadores como Gmail, Yahoo! e Hotmail, que irão direcioná-la automaticamente para a lixeira da caixa postal.

6 - E-mail marketing não é terra de ninguém!

Siga as determinações do código de autorregulamentação para prática de e-mail marketing, criado pelas associações e entidades relacionadas à gestão de internet, publicidade e marketing digital para definir as boas práticas no segmento.

Siga as dicas e aproveite as vantagens que a ferramenta de e-mail marketing da Locaweb oferece para o seu negócio! Que tal experimentar?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.