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Amazon faz mistério, mas deixa transparecer planos de negócios para 2018

Por| 27 de Dezembro de 2017 às 08h25

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A Amazon está fazendo mistério em relação aos seus planos de negócios para 2018. Alguns jornalistas noticiaram que o diretor financeiro da empresa, Brian Olsavsky, estava contratando funcionários na área de marketing e publicidade para atuarem nos escritórios da companhia em Nova Iorque. Outras fontes também afirmaram que a Amazon estaria fazendo vários testes de produtos de propaganda, especialmente no que diz respeito às suas pesquisas e vídeos.

Aparentemente, o intuito da varejista norte-americana, que se recusa a dar qualquer parecer para a mídia, é investir em publicidade fora de seus sites, aparecendo em comerciais de televisão. Além disso, há boatos que empresas especializadas em publicidade voltada para aparelhos móveis, como a Kargo, firmaram contrato para prestar serviços à Amazon em 2018.

E essa parece ser uma decisão acertada: em 2017, de acordo com dados levantados pela empresa de pesquisa de mídia Magna Global, a Amazon faturou mais de US$ 209 bilhões com publicidade em todo o mundo. O mercado mais lucrativo foram os EUA, onde anunciantes desembolsaram mais de US$ 40 bilhões apenas no primeiro semestre de 2017, configurando a companhia como a quinta empresa norte-americana que mais lucrou com propaganda.

Entretanto, os lucros da gigante do e-commerce ainda não representam uma fatia significativa do mercado de marketing dos EUA. As duas principais concorrentes nessa área, Google e Facebook, juntas, abocanharam cerca de 70% da receita gerada por publicidade, enquanto a Amazon fica com apenas 2% do total arrecadado.

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Mas as previsões para 2018 são otimistas. A expectativa é que o ano que vem traga para a Amazon um crescimento de cerca de 13% nos lucros obtidos com publicidade, chegando a render US$ 237 bilhões e aumentando o potencial competitivo frente às concorrentes.

Fonte: CNBC