Sucesso no marketing digital depende de variedade de técnicas de SEO

Por Redação

No mundo digital as estratégias de marketing ficam obsoletas cada vez mais rapidamente e o comerciante precisa desenvolver novas estratégias constantemente para que sua comunicação não se torne ultrapassada na rede. Uma desatualização em uma campanha de marketing digital pode resultar em prejuízo e atraso em comparação aos concorrentes, obrigando a empresa a agir rapidamente para não ficar para trás neste disputado e dinâmico espaço.

Um dos recursos frequentemente usado em campanhas digitais é o e-mail marketing, com o aluguel de listas de e-mails de potenciais clientes para a empresa. No entanto, o método já é considerado ultrapassado. Este tipo de ação de marketing expõe a empresa a possíveis reclamações sobre spams e pode causar desconforto em usuários que afirmam que não deram o consentimento para aquele tipo de propaganda, o que é prejudicial para a reputação comercial da empresa. As informações são do site Smart Data Collective.

Uma das saídas para que o e-mail marketing não seja o único recurso para chegar aos clientes são as mídias sociais. Desenvolvendo uma campanha para este meio e aumentando o número de seguidores nesses canais é possível que muitos se inscrevam voluntariamente para receber a newsletter da empresa, direcionando o conteúdo para pessoas realmente interessadas em recebê-lo.

A construção de uma imagem positiva nas mídias sociais pode resultar em um maior interesse do público na marca, inclusive para receber e repassar na rede as novidades. A tendência das empresas atualmente é que cada vez mais o e-mail marketing esteja integrado com práticas de marketing de mídia social. O bom trabalho nas redes sociais, por sua vez, além de divulgar o nome da empresa de uma forma mais atraente, também reduz custos existentes com o e-mail marketing contratado, como o aluguel da lista de e-mails e uma campanha realizada exclusivamente para essa plataforma.

O conteúdo divulgado na rede também usa mais recorrentemente a estratégia de SEO baseado em palavras, que otimizam a busca. Mesmo que o recurso seja importante para um bom posicionamento do site em motores de busca, o uso isolado desta estratégia pode não trazer os resultados esperados pelo uso das estratégias complementares de SEO, por exemplo. Isso se deve em partes pelo aprimoramento dos algoritmos do Google que tornam mais rigorosas as exigências para a boa classificação de um site, sendo necessário um processo mais intenso, como análise de contexto e conteúdo de alta qualidade. Este fator ressalta a importância de usar outras técnicas de SEO para efetivamente alcançar os resultados de uma campanha de marketing digital de sucesso.

Mesmo com um conteúdo de qualidade e usando técnicas de otimização do seu material, a campanha de marketing digital atual exige mais interatividade com os usuários. Os consumidores que buscam por marcas ou temáticas específicas são mais atraídos por um conteúdo contextual que utilize recursos visuais como infográficos e vídeos, potencializando o engajamento do usuário no tema abordado. Inserir este tipo de recurso em sua página a torna mais interessante para receber destaque em buscas, por exemplo.

Com o número crescente de usuários e consumidores na rede, todos a procura de marcas, serviços e produtos específicos, a forma como ocorre a abordagem na internet é outro diferencial para as empresas que querem estender sua participação digital. A personalização de campanhas de marketing, utilizando segmentação comportamental para falar com públicos alvos específicos é uma tendência mais forte no cenário digital. A empresa possui melhores chances de realizar uma campanha de marketing digital exitosa quando opta por falar com segmentos específicos de cada vez, em vez de abordar todos os possíveis clientes com uma única forma.

Muitas empresas, na tentativa de criar um cenário aparentemente positivo na rede, optaram por uma falsa avaliação, com comentários e seguidores fakes. No entanto, os consumidores estão mais espertos em detectar este tipo de tentativa, assim como os algoritmos do Google já são capazes de identificar este tipo de ação. Esses dois fatores fizeram com que o custo-benefício deste tipo de prática possa ser questionado, uma vez que pode prejudicar a reputação da empresa frente aos próprios clientes e não ajuda em boas classificações em buscas.

Para desenvolver campanhas de marketing digital as empresas estão mais preocupadas em investir em unidades específicas para marketing digital dentro das companhias, com funcionários que entendam os compromissos da empresa e suas demandas na internet. Essa pode ser uma saída para encontrar pessoas engajadas para desenvolver uma identidade digital para a marca.

Fonte: http://smartdatacollective.com/jasonbowden1/285891/don-t-get-caught-these-obsolete-digital-marketing-strategies