Mkt Digital: Estratégia e alinhamento tecnológico como chaves para o sucesso

Por Colaborador externo | 19.09.2014 às 08:32

*Por Jean Joubeir

Todos nós sabemos que o mundo digital mudou radicalmente a relação entre consumidor e empresa/marca. Sobretudo as companhias de bens de consumo que não aproveitarem o momento das tecnologias digitais para melhorar seus esforços de marketing, perderão espaço para a concorrência. Mas dentro desse universo de possibilidades, fica difícil medir efetivamente a maturidade da estratégia digital de cada negócio, não é mesmo? Talvez não. Segundo um recente estudo da Forbes realizado em parceria com a Wipro, o The Race Is On In Consumer Goods, existem cinco níveis que apontam a evolução da adoção das estratégias digitais pelas companhias de bens de consumo, sejam elas de produtos eletrônicos, alimentos, bebidas, cuidados pessoais, casa, etc.:

Transformadora

É a empresa que já abraçou uma ampla gama de estratégias digitais, sociais, mobile, ferramentas da web e analytics, transformando não só as áreas de vendas e marketing, mas também planejando integrar esses aprendizados na sua estratégia de negócios. 90% das empresas transformadoras entrevistadas apontam o marketing digital hoje como prioridade.

Ativa

É a companhia que está adotando uma grande quantidade de estratégias de marketing digital e vendas, com o objetivo de transformar não só esses setores, mas também o negócio como um todo.

Incremental

É a empresa que ainda está adicionando estratégias e ferramentas digitais para as estruturas de marketing e vendas existentes - testando e aprendendo - mas ainda não adotaram ou padronizaram plenamente tais soluções.

Prudente

Já olhou para as estratégias de marketing digital, mas ainda não identificou nenhuma possível oportunidade.

Incerta

Ainda não examinou todas as estratégias e tecnologias digitais.

A mesma pesquisa, porém, apontou que a cada 5 empresas que possuem uma estratégia digital, apenas uma delas é considerada transformadora. Isso porque 43% dos executivos acreditam que a área de TI é muito ocupada para auxiliar nos processos de marketing, e 65% deles acreditam que suas empresas precisam se empenhar mais ao utilizar as tecnologias digitais para otimizar e eficácia do marketing. Apesar disso, 78% já planejam elevar seus investimentos em marketing digital no próximo ano.

É importante, claro, que haja um planejamento consistente até que a empresa chegue ao estágio das companhias transformadoras, e seu sucesso depende da compreensão de como utilizar ferramentas e estratégias digitais para conhecer o seu consumidor e alavancar a receita através da conquista, fidelização e engajamento de clientes. Para isso, é fundamental o alinhamento entre as áreas de marketing e TI – 38% das empresas transformadoras consideram essa uma atitude relevante para elevar a eficácia do marketing digital. E essas ações não exigem apenas um website integrado a dispositivos móveis ou conteúdo relevante nas redes sociais, mas pedem também a aplicação de conceitos como omnichannel e análise de dados para gerar bons resultados.

As empresas transformadoras já compreendem que a tecnologia vai auxiliar na análise das informações para que a estratégia de marketing seja cada vez mais assertiva e se reverta em bons resultados para a companhia. Mas e a sua empresa, como se encaixa nesse cenário?

*Jean Joubeir é Head de Vendas para o segmento de Bens de Consumo e Varejo da Wipro na América Latina.