Marketing Digital na Copa: ainda dá tempo de inovar

Por Colaborador externo | 10.06.2014 às 11:09
photo_camera Meu Timão

Por Edson Barbieri* e Regina Garrido**

Estamos a dois dias da realização de um dos maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo. E eventos como esse geram grandes oportunidades para que as empresas invistam em ações de marketing. Acredite, muitos dos "primeiros contatos" que clientes em potencial terão com a sua marca poderão ser feitos através das oportunidades de interação que o evento poderá gerar.

A criação de campanhas de marketing estratégicas durante a realização de grandes eventos pode ser bastante complexa, principalmente se considerarmos o grande investimento – de tempo e dinheiro – que ocasiões como a Copa do Mundo exigem das empresas. A busca por ações assertivas e estratégias mais bem planejadas é constante e as marcas não podem deixar de aproveitar o período para criar campanhas inovadoras que engajem e empolguem o consumidor. Por isso, para não errar o momento, e nem o tom das mensagens, algumas dicas devem ser consideradas:

Chutes na trave também são importantes

Acompanhar a jornada do consumidor, identificar o nível de relacionamento dele com a marca, além dos seus hábitos e preferências são as melhores ações na hora de planejar a sua campanha. Incentive o cliente a fazer o opt-in (via e-mail ou mobile) e monitore seu comportamento nas redes sociais; os dados obtidos com essas análises simples serão essenciais para direcionar a sua campanha. Vale lembrar que os canais digitais são as melhores opções para esse tipo de iniciativa, já que a resposta – positiva ou negativa – é imediata e permite maior flexibilização dos argumentos e análises em menores amostras de público.

A adrenalina dos 45 do segundo tempo

O momento de maior agitação ainda está por vir. Então, prepare-se para agir durante o torneio! Mesmo que o prospect já tenha se tornado cliente ou realizado contatos anteriores, cabe à empresa mantê-lo engajado, facilitando e incentivando o seu retorno. Crie campanhas que motivem esse cliente a interagir com a marca durante e após os jogos. Pergunte, faça-o falar e ser ouvido. Quem sabe uma ação que o faça apostar nessa ou naquela seleção? E como resultado ou prêmio, algum tipo de desconto em produtos ou serviços?

O que deve ser reforçado é que ainda dá tempo de inovar. O consumidor aguarda a marca que vai aguçar a sua vontade de conhecê-la, para assim decidir com quem vai desenvolver um relacionamento. A Copa está aí e as chances de conversão também! Aproveite!

*Edson Barbieri é VP & General Manager, LATAM da Salesforce ExactTarget Marketing Cloud, provedora global de soluções SaaS (Software as a Service) para marketing digital interativo cross-channel, e Vice-Presidente da ABEMD, Associação Brasileira de Marketing Direto, e Conselheiro da Câmara-e.net.

**Regina Garrido é Consultora especialista em Marketing na Salesforce ExactTarget Marketing Cloud, palestrante e professora de Marketing Digital com 17 anos de experiência na área. Regina tem vivência em Pesquisa de Mercado, Estratégia de Marketing e Comunicação offline e online e CRM. Tem focado sua carreira em Marketing Digital desde 2007, atendendo com serviços de consultoria empresas no Brasil e no exterior.