Internet das Coisas deve mudar as estratégias de marketing, afirma especialista

Por Redação | 24.06.2014 às 11:04

A tecnologia muda de uma forma muito rápida. O que é novidade hoje no mundo tecnológico, já pode estar super ultrapassado daqui a um ano. Por isso, estrategistas de marketing devem estar sempre atentos às novidades que são lançadas e o que é tendência no mercado para pensar em campanhas publicitárias realmente efetivas que os ajudem a vender seus produtos.

Para o especialista em marketing Gabriel Rossi, o futuro das marcas está mais ligado à conexão entre informações e objetos. Segundo o estratagista, a Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) está presente no nosso dia a dia e as empresas precisam estar atentas a esta mudança tão importante, pois ela deverá mudar o comportamento das marcas.

Exemplicando como a Internet das Coisas está ligada aos mercados consumidores, Rossi diz que "quando uma pessoa sai para a corrida diária e seu tênis transmite dados do exercício físico para o celular que, via aplicativo, analisa o desempenho do atleta e compartilha nas redes sociais, isso é uma novidade que já movimenta bilhões de reais. Estudos recentes revelam que, somente no Brasil, cerca de US$ 2 bilhões devem girar em torno da IoT em 2014. Mais de US$ 8,9 trilhões serão gerados até 2020".

Segundo o especialista, as empresas devem utilizar dispositivos inteligentes para colher informações em tempo real sobre os clientes e, desta forma, serem capazes de elaborar campanhas publicitárias mais inteligentes e oferecer produtos sob medida para clientes específicos. Também é importante que as empresas estejam sempre atentas às novas tendências que a IoT vem trazendo ao mercado, assim como às rápidas mudanças tecnológicas, pois as estratégias de marketing devem ser implementadas em cima destas tendências.