Geração Y: 94% não acredita em publicidade

Por Redação | 04.09.2013 às 09:00

A grande maioria da "Geração Y" está descrente com a publicidade. Em um estudo chamado "

Millenials as Brand Advocates

", apenas 6% dos entrevistados disseram acreditar na publicidade online.

Millenials é o nome que se dá para os nascidos entre os anos 1980 e 2000, também chamados popularmente de "Geração Y". O estudo foi publicado pela Social Chorus, baseado em informações recolhidas de consumidores nos EUA, mas pode muito bem dar uma ideia do cenário brasileiro.

Boa parcela desses jovens já faz parte da população economicamente ativa, sendo vistos como consumidores importantes para as empresas. Nos EUA, por exemplo há 79 milhões de pessoas na Geração Y contra 48 milhões da Geração X (nascidos entre 1965 e 1980).

Eles não apenas não acreditam na publicidade online e no que as empresas prometem, como também se mostram bastante insatisfeitos com textos e histórias patrocinadas nas redes sociais. 67% deles afirmaram nunca terem clicado em uma história patrocinada.

Mas se eles não confiam na publicidade, por outro lado confiam muito no que seus amigos e a comunidade falam sobre os produtos. Se o produto for recomendado por um amigo, 91% deles consideram comprá-lo. Além disso, quase todos eles (98%) estão mais propensos a se engajarem em posts de amigos do que em posts de marcas.

O estudo apenas confirma o que já sabíamos. Um estudo da consultoria PageFair mostrou que, atualmente, 22,7% dos 220 sites que participaram do estudo sofriam com softwares que bloqueiam anúncios online. No ano passado, a Google perdeu US$ 887 milhões devido a sistemas de bloqueio de anúncios. O maior inimigo desses sites vem sendo extensões como o AdBlock Plus, que permitem bloquear a visualização de qualquer anúncio.

As empresas enfrentarão um novo desafio nos próximos anos. Segundo o mesmo estudo da PageFair, até 2018 toda a internet estará usando programas que bloqueiam propagandas em navegadores. A publicidade online terá que mudar e se adaptar a este novo cenário, descobrindo como atingir o consumidor da maneira mais eficaz.