Conheça as tecnologias que ajudam a vida do cliente na hora das compras

Por Redação | 02.02.2015 às 11:00

Já imaginou um serviço de monitoramento por câmeras capaz de enviar informações sobre os interesses do cliente apenas porque ele levou uma determinada peça para o provador? Isto é possível graças ao RFID (identificação por radiofrequência), que permite uma troca de informações através de etiquetas equipadas com um chip. Assim, computadores instalados dentro de provadores terão a função de indicar outras peças para os clientes.

Segundo informações da Folha, este é apenas um dos serviços que têm o objetivo de aproximar a experiência do comprador de loja física com o de loja online. O gerente da empresa Vip-Systems, especializada nesse tipo de tecnologia, Carlos Pegorelli, comenta que, hoje, o preço atual das etiquetas é de R$ 0,50. Já o investimento para monitorar o fluxo de clientes e montar um mapa de calor sai por a partir de R$ 250.

Sabendo os benefícios do baixo investimento neste tipo de tecnologia, conheça mais serviços e empresas que oferecem trabalhos semelhantes.

Vip-Systems

A Vip-Systems oferece o serviço de vitrine interativa, no qual uma tela sensível ao toque, fora da loja, tem catalogadas todas as suas peças. Neste programa, o cliente pode filtrar as buscas e descobrir quais são os modelos disponíveis para compra, além de receber sugestões.

Ainda com a ajuda do RFID, o cliente consegue pagar a sua compra com facilidade. Basta posicionar o produto em um leitor de etiquetas e de cartão de crédito para que a compra seja feita automaticamente.

GeekSys

Em parceria com a Seed e Tectra, a empresa oferece ao lojista estatísticas sobre a movimentação dos clientes, além de idade aproximada e sexo. Tudo isso com mapas que mostram as áreas mais e menos visitadas. Outro software faz a análise do perfil do cliente a partir de câmeras de segurança.

Ambas as empresas também trabalham com catálogos que usam informação sobre produtos ou usam verificadores de preços para analisar dados sobre a quantidade de visualizações de cada um dos produtos, comparando-o com compras efetuadas.

A Tectra também disponibiliza serviços com "beacons", sensores que se comunicam com smartphones e enviam promoções aos celulares dos consumidores assim que eles passam por áreas da loja com o Blueetooth ativado.

On The Spot (Grupo Telefônica)

Com a ajuda do Facebook, o cliente acessa a rede social e deixa suas informações com a loja. A partir de então, começa a receber informações sobre a empresa.

O On The Spot também oferece consultoria personalizada na criação de playlists musicais para a loja, fator muito importante para o bem estar do comprador.

Sonar9 e Enox

Com o serviço destas duas companhias, o lojista disponibiliza sua internet patrocinada por grandes empresas, divulgando propagandas para os clientes.

Screencorp

Com o Screencorp o lojista consegue gerenciar todo o conteúdo que está sendo exibido nas televisões de sua loja, bastando ter um único computador para executar a tarefa. Os temas podem ser promoções, lançamento de produtos, vídeos, entre outros.

PicPay

Com o PicPay o cliente escaneia um código com a ajuda do smartphone, digita o valor a pagar pelo produto e finaliza a transferência.