Publicidade

61% das empresas high-growth estão migrando para estratégias de first-party data

Por| 15 de Fevereiro de 2022 às 15h52

Link copiado!

Masson-Simon/Envato
Masson-Simon/Envato

A decisão do Google de acabar os third-party cookies no fim de 2023 acelerou a corrida em direção aos first-party data.

Até então, a pesquisa Adobe Digital Trends de 2021 afirmava que apenas 37% das empresas estariam “muito preparadas” para um mundo sem cookies de terceiros. Contudo, o cenário parece ter mudado: o relatório “2022 Global Marketing Trends”, da consultoria Deloitte, verificou que cerca de 61% das empresas em expansão, isto é, high-growth, estão se antecipando e já estão migrando para estratégias de first-party data.

O relatório, que entrevistou 1.099 executivos globais, revela que as empresas têm usado os dados coletados para, principalmente, otimização de criativos dinâmicos, mídia programática, marketing preditivo, criativos personalizados e otimização de e-mails.

A experiência híbrida, que integra os ambientes físico e digital, também é destacada no relatório, como uma aposta dos executivos para oferecer maior personalização. O estudo ainda aponta que a proliferação de canais exigirá um Customer Data Platform (CDP), uma infraestrutura de dados que possa unir informações dos vários pontos de contato, para uma jornada coesa do cliente.

Continua após a publicidade

De acordo com a sênior account manager da E-goi Digital Solutions, Andreia Botelho, o CDP é capaz de processar milhões de linhas de informação em menos de 5 segundos.

“É uma tecnologia que consegue suprimir potenciais gargalos na comunicação com o cliente, proporcionando uma visão 360°, abrangente e precisa, com integração de diferentes fontes de informação (CRM, POS, Helpdesk) e a junção de dados de diferentes contextos, tanto online, como offline. Gera informações como perfil e frequência de compra, categorias de interesse, ticket médio, entre outros dados”.

Em um cenário de first-party data, a account manager afirma que o Customer Data Platform permite personalizar a jornada do cliente, para enviar a mensagem certa, pelo canal mais conveniente e de forma automatizada.

“A informação pode ser modelada com base em Inteligência Artificial e Machine Learning, para criar fluxos de comunicação multicanal capazes de incrementar a conversão e a fidelização. Essa informação fica ainda disponível em tempo real para os colaboradores no momento do atendimento, seja em loja, chat ou chamada, para proporcionar o melhor serviço ao cliente”, explica Andreia Botelho.

Continua após a publicidade

*O Canaltech é parceiro de mídia da E-goi