6 sinais de que seu marketing nas redes sociais não está dando certo

Por Neil Patel | 02 de Agosto de 2016 às 21h20

Você sente quando seu marketing nas redes sociais não está fornecendo o resultado que você esperava?

Ter uma forte estratégia de marketing de mídia social está se tornando mais e mais importante para negócios e o sucesso que eles estão buscando.

Alguns anos atrás, a mídia social poderia ser vista como um esforço de marketing complementado, mas principalmente o mundo de hoje do marketing gira em torno da mídia social.

Isso significa que se seu esforço de marketing de mídia social está caindo, seu marketing como um todo provavelmente está tropeçando também.

Mas como você sabe se sua estratégia de marketing de mídia social está caindo? Quais são os sinais quando suas táticas de marketing não estão funcionando na maneira que deveriam?

É importante lembrar que há um número de questões que podem influenciar como você perceberia uma estratégia de marketing de mídia social fracassada.

Nem todas as empresas projetam campanhas com o mesmo objetivo final em mente, então enquanto um maior engajamento pode ser uma vantagem para uma empresa, uma outra pode estar procurando um estímulo em vendas.

Neste artigo, nós vamos dar uma olhada em alguns dos sinais preocupantes que pode significar que sua estratégia de marketing de mídia social está caindo e precisa ser modificada.

#1: Você Não Está Adquirindo Engajamento

Esta é provavelmente o sinal mais fácil de identificar e deve ser o primeiro lugar a checar se você estiver preocupado com a sua estratégia de marketing.

Se você está constantemente postando nas plataformas das suas mídias sociais, mas você não está vendo nenhum curtida, favoritos ou compartilhamento, então você pode assumir que sua estratégia de marketing não está funcionando tão bem quanto poderia estar.

Quando seus seguidores não estão engajados com seus posts, há algumas coisas que pode estar atrás desta falta de ação. O que você primeiramente precisa considerar é a quantidade de engajamento que você estava adquirindo antes de você iniciar sua campanha. Se o número de curtidas, favoritos e compartilhamento que você agora está adquirindo é menor que antes, provavelmente isso significa que seus seguidores não estão se identificando ou concordando com a informação que eles estão compartilhando. Você pode estar muito longe da informação que eles estão procurando ver ou sua informação não está fazendo impacto.

Tenha em mente que há uma correlação entre a frequência de postagem e o engajamento. Às vezes, a correlação é negativa. Outras vezes, é positiva. Tudo depende do que sua audiência quer e como eles engajam.

Buffer

Buffer, por exemplo, posta no Twitter 14 vezes no dia.

Você pode querer fazer o mesmo ou você pode querer limitar seus tweets.

Pesquisas apontam que uma vez ao dia é uma ótima frequência de postagem no Facebook.

Social Baker

Fonte: Buffer

Postando com uma melhor frequência, você pode ser capaz de extrair mais engajamento da sua audiência.

Dê um passo para trás da sua campanha e olha para sua mídia social como um todo. Qual informação adquiri mais engajamento? Quais posts têm sido mais populares? Veja onde você já agindo bem e tente fazer futuros posts para igualar essas ideias populares. Você imediatamente verá um aumento no seu engajamento.

#2: Engajamento Não Está Traduzido em Ação

Embora o engajamento pode frequentemente ser o sinal número um de que sua campanha de marketing de mídia social está caindo, não é uma indicação clara que sua campanha de marketing está indo bem. Mesmo se você está adquirindo uma tonelada de engajamento em todos os seus posts, você pode não ver um aumento nos produtos ou serviços que você estava traçando em sua campanha.

Em um mundo ideal, toda pessoa que engaja com seus posts prosseguirá até fazer uma compra. Obviamente, isso não é o que acontece.

Contudo, ainda é importante considerar a razão das pessoas que engajam com seus posts e aquelas que vão adiante para cumprir a atividade que você sugeriu.

Funil redes sociais

A ideia aqui é criar uma funil de mídia social para melhorar seu negócio.

Se você está adquirindo uma dúzia de curtidas para compartilhar seus posts, você deve esperar ver uma boa porção desses indivíduos respondendo sua CTA, a chamada para ação.

Se seu engajamento não está traduzido em ação, você apenas está cambaleando na beira da informação que é interessante, mas não interessante o bastante para fazer os seguidores clicarem. Mais adiante, você pode não estar proporcionando aos usuários uma CTA forte.

Esteja certo que você está usando as CTAs em seus posts. Usar a CTA correta que faz a diferença.

Pesquisas em CTA no Twitter descobriram que simplesmente perguntar o que eles querem oferece resultados.

CTA

Fonte: Incite Group

Reavalie sua mensagem e seu conteúdo e encontre maneiras de fazer seus posts mais atrativos, convincentes e poderosos.

#3: Você Não Está Criando um Caminho Claro Até a Compra

A mídia social deveria ser usada como uma ferramenta afim de cutucar seus consumidores, clientes e seguidores para que eles completem uma ação desejada.

Pesquisas mostram que consumidores usam mídia social virtualmente para qualquer tipo de compra – até mesmo para comprar um carro.

Marketing Redes sociais

Além disso, os usuários de mídias sociais procuram engajar socialmente com toda fase do ciclo de compra. Todo o esforço de mídia social deveria ter uma marca no ciclo de vendas, movendo gradualmente o usuário em direção a uma compra.

Veja como se parece um típico caminho para compras, usando o LinkedIn.

Mkt Redes Sociais

Tenha em mente que a mídia social cumpre um papel crucial no ciclo de vendas. Acompanhar a jornada dos seus consumidores da conscientização para a conversão ajudará a elaborar e melhorar seus esforços.

Se as páginas da sua mídia social não entram em consideração a muitas pessoas de diferentes estágios do ciclo, você está perdendo oportunidades em potencial. Se você só está focado em um nível, tal como apenas adquirir indivíduos para se cadastrar por seus newsletters, você não está direcionando todos os indivíduos que já tem cadastro.

Um outro problema é quando você não está dizendo claramente aos seus seguidores o que você gostaria que eles fizessem. Cada post deve fornecer um link para realizar a ação que você está esperando. Se você gostaria que eles lessem o post do blog, se inscrevesse ou fizesse uma compra, você precisa proporcionar um caminho simples para seus seguidores chegarem lá.

A mídia social pode fazer parte de toda a fase no caminho para a compra ou pode estar em apenas alguns pontos. De qualquer maneira, é importante estar consciente e intencional em relação a como você vai implementar.

Mkt Redes Sociais

Considere sua campanha de marketing de mídia social e a maneira que funciona com suas outras estratégias de marketing.

Cada fase da sua estratégia deve trabalhar continuamente dentro de cada parte, assim seus seguidores podem entrar no sistema e ir rapidamente até a ação desejada ser completada.

Se você não está criando um caminho claro do ponto A ao ponto B, você não pode esperar que sua estratégia de marketing de mídia social seja bem-sucedida.

#4: Você Está Pedindo Demais

Há muito poucos consumidores em potencial lá fora que estão dispostos a fazer uma compra baseado em um simples tweet. Mesmo se o produto ou serviço é pequeno, o usuário precisa estabelecer um senso de urgência e isso é o produto exato que eles precisam para preencher um serviço específico.

Muitas estratégias de campanhas de marketing falham porque os profissionais não levam tempo para considerar objetivos realísticos ou os hábitos de compra de seus consumidores.

Eles consideram o produto que eles gostariam de vender a maioria e mira por toda a campanha da mídia social. Enquanto isto pode funcionar se você já tiver um grupo de consumidores estabelecidos seguindo suas páginas, a maioria dos consumidores não vão fazer uma compra baseado em apenas um post de uma mídia social que apareceu em sua linha do tempo.

Considere suas mídias sociais como um trabalho em varejo de uma loja física. Se eles sugerem os itens mais caros quando você está entrando, você provavelmente vai assumir que eles não têm nada deste custo ou que isso não está apto a suas necessidades.

Você vai voltar para trás e sair em sinal de protesto. Agora considere se eles oferecerem a você algo rápido, com um custo baixo e não tome muito comprometimento. Você tentará algo novo e determinará se o produto é certo para você.

#5: Você Não Está Mostrando Nenhum Personalidade

Embora as suas mídias sociais são uma ótima ferramenta para impulsionar vendas e exposição, se isso é tudo o que você promove, você não vai ter uma ótima presença na mídia social. Enquanto não há nada errado com o uso de posts programados, seus seguidores não querem sentir como se eles estivessem seguindo uma máquina.

Fracassar para mostrar qualquer traço de personalidade em sua mídia social geralmente significa que as pessoas não vão engajar com seus posts, eles podem deixar de te seguir e eles estarão longe de ir até a sua ação desejada.

Um exemplo poderoso de personalidade em marketing de mídia social é Gary Vaynerchuk. Se você quer adicionar algum poder em sua mídia social, atue como Gary.

Parte do sucesso de Gary é sua personalidade. Ele se descontrai na mídia social e seus fãs adoram isso. Você precisa ser um indivíduo ou agir como Gary para ser bem-sucedido? Claro que não. Grandes marcas conseguem expressar a personalidade também.

Oreo

Consumidores em potencial se divertem fazendo negócios com empresas e marcas que eles sentem como se eles estivessem algo em comum.

Isto significa que seus posts da mídia social devem parecer como se estivesse uma voz atrás deles e que uma única pessoa que expressa sua marca está criando-os.

#6: Você Não Está Engajando de Volta

Você precisa ver suas plataformas da mídia social como uma festa. Enquanto você pode ter ótimos pontos e coisas para dizer, ninguém vai querer se comunicar com você se você estiver falando o tempo todo.

Você não pode esperar que alguém tenha tempo para ouvir sua mensagem se você não está disposto a conversar com eles.

Para grandes empresas, pode ser difícil engajar com todo consumidor ou cliente que interage com você na mídia social, mas é necessário fazer isso sempre que possível.

Se você simplesmente permitir os comentários e perguntas dos consumidores para sair despercebido ou desconhecido, você está apresentando uma imagem que não se importa com o bem-estar de seus consumidores ou não aprecia o comprometimento que seus clientes dão a você.

Algo simples como linkar um post dirigido a você ou a sua empresa é o bastante para mostrar aos seus consumidores que você está ouvindo e que você teve tempo para ler o que eles te enviaram. Se você tem tempo ou uma resposta adequada, dê um feedback a eles. Os consumidores amam quando as marcas engajam com eles e pode fazê-los mais favoráveis a você.

Conclusão

O marketing de mídia social está em constante crescimento. Quanto mais esforço de marketing sair de um padrão de comerciais e começar a fazer seu caminho online, ter estratégias de marketing em lugares certos é crucial. Se você está constantemente criando estratégias de marketing que não estão encontrando seus desejos ou não cumprindo suas expectativas, é hora de reconsiderar o que você está fazendo de errado e tentar fazer algo novo.

Um dos maiores benefícios do marketing de mídia social é que ele é relativamente livre e fácil de mudar. Diferente de anúncios e campanhas de marketing do passado, desenvolvimento e materiais levam tempo e adquirir a colocação certa leva dinheiro. Mas com o marketing de mídia social, se algo não funcionar na maneira que você espera, você sempre pode tentar novamente no próximo dia. Por isso não há desculpas para não fazer mudanças imediatas em uma estratégia de marketing fracassada.

  1. Se você achar que sua estratégia de marketing está caindo, primeiro dê uma olhada nos níveis de engajamento.
  2. Então, siga adiante e veja como muitas pessoas estão engajando com seus posts e continue realizando uma ação.
  3. Se você não está obtendo os resultados que você esperava, talvez você não esteja mostrando um caminho claro até a compra.
  4. Em alguns casos, você talvez esteja perguntando muitas coisas muito cedo.
  5. Tenha certeza de que você está colocando seus posts com a personalidade da sua marca e cultivando uma tribo com a atitude que você escolheu adotar.
  6. Finalmente, tenha certeza que você está respondendo qualquer engajamento que você receba de fãs ou de seguidores.

Se você puder fazer cada um destes passos e implementa-los em sua campanha, você começará a ver uma taxa de sucesso mais alta.

Quais são os sinais preocupantes que você tem observado em seu marketing de mídia social?

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