5 tendências do Marketing Digital

Por Fernando D´Angelo | 01 de Setembro de 2015 às 15h35

Recentemente participei do Expo Fórum Digitalks de Marketing Digital, com o objetivo de entender melhor como as empresas do setor estão lidando com as mudanças atuais do consumidor na era da mobilidade. E estão ocorrendo diversas mudanças, entre elas:

  1. A migração dos usuários para dispositivos mobile altera consideravelmente o formato da mídia digital em relação às campanhas desktop.
  2. Os usuários estão mudando a forma como consomem informação. Os micro-momentos entre uma tarefa e outra são usados para acessar de forma rápida e objetiva o que querem através do celular.
  3. Os índices de efetividade dos anúncios em mídia digital estão caindo. Os banners já viraram paisagem, e passam despercebidos.
  4. A jornada de consumo do usuário (Customer Journey) mudou, e está mais complexa. Para decidir sobre uma compra ele recorre a diversas consultas, passando por opiniões de amigos, sites de reviews, visitas a lojas físicas, comparação de preços, etc... Essa complexidade torna a propaganda digital como é feita nos dias de hoje algo bem ineficiente.

Identifiquei 5 tendências do Marketing Digital que respondem parcialmente a essas mudanças:

  1. Human Centered Design: O objetivo das campanhas de marketing deixa de ser promover o produto e mostrar suas funcionalidades e passa a ser demonstrar afinidades daquele produto com as necessidades do cliente.
  2. Omni-channel: Smartphones, Tablets, Smart-TV, Internet das coisas... O usuário já é omni-channel, consumindo serviços e informações de diversos dispositivos diferentes ao mesmo tempo. Impactar os clientes nestes diversos dispositivos é uma tendência. Mas sem dúvida a bola da vez são os dispositivos mobile, em especial o smartphone.
  3. Personalização/Mídia Programática: Enviar propaganda direcionada especificamente ao perfil e necessidades de um determinado cliente é a grande tendência atual. O objetivo é mostrar conteúdo e mídia pertinentes, nos momentos certos e em qualquer dispositivo.
  4. Vídeos: Essa tendência não poderia ficar de fora das estratégias de marketing digital, que estão investindo muito na criação de vídeos promocionais, mas sempre com foco nas necessidades dos clientes.
  5. Content Marketing: Uma forma de driblar a invisibilidade dos banners é passar a gerar conteúdo pertinente aos clientes, e atrelar sua marca a esse conteúdo. Apesar de ainda pouco utilizada frente aos formatos atuais, o content marketing é uma forte tendência.

Na minha opinião, as empresas do setor não estão saindo dos pilares da propaganda e publicidade para promover seus produtos. Ainda não perceberam que é possível trabalhar o marketing digital sob outras óticas, tirando proveito desse novo nível de conectividade dos usuários e promovendo novas formas de envolvimento e impacto sobre os clientes e que tragam resultados mais efetivos.

De qualquer forma, resta agora saber se essas tendências serão suficientes para garantir melhores resultados de marketing digital ou são só modismos com data para acabar.

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