WWDC 2018 | Apple viabilizará ports de apps do iOS para o macOS

Por Eduardo Hayashi | 05 de Junho de 2018 às 15h16
Tudo sobre

Apple

Durante o fechamento de sua apresentação durante a WWDC 2018 na segunda-feira (4), a Apple apresentou um pouco sobre o projeto que visa a conversão de aplicativos móveis de iOS para o macOS Mojave.

"Apesar de o iOS e o macOS compartilharem de estruturas de programação similares, há algumas diferenças cruciais que dificultaram todo o processo de migração de apps do sistema móvel para o Mac", explicou Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple.

Para que os ports sejam viabilizados, a empresa está incorporando frameworks de interface, anteriormente disponíveis somente no iOS, ao AppKit do macOS, facilitando a conversão para uso com periféricos como mouse e trackpads, além de adaptar a interface mobile a visuais de janelas redimensionáveis, barras de rolagem e funções contextuais como copiar e colar.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A Apple também disse que o processo de ports, ainda em fase inicial de testes, já ocorreu em alguns de seus aplicativos oficiais, a exemplo das novas versões do Home, News, Voice Memos e Apple Books, que são todas variantes baseadas em seus equivalente do iOS.

Apesar de tais planos se relacionarem indiretamente com boatos de que a gigante de Cupertino poderia transformar ambos os sistemas em um só, Federighi fez questão de deixar claro que a Apple não realizará uma fusão dos sistemas macOS e iOS. Ainda, nada de planos relacionados a MacBooks com displays sensíveis ao toque, por enquanto.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.