Publicidade

Versão teste do macOS Sierra já está disponível

Por| 07 de Julho de 2016 às 13h30

Link copiado!

Versão teste do macOS Sierra já está disponível
Versão teste do macOS Sierra já está disponível

A Apple anunciou recentemente que o seu sistema operacional para desktops e portáteis mudou de nome, deixando de se chamar OS X para se chamar macOS. A mudança, mais que óbvia, vem para finalmente adequar o nome do SO aos de outros membros da família, como iOS e watchOS. Durante o mesmo evento, a Maçã anunciou também o “primeiro” macOS, codinome Sierra, que acaba de entrar em fase beta.

Isso significa que qualquer interessado já pode fazer cadastro no site da Apple e torcer para receber o link de download. Vale lembrar que isto se trata de uma versão bem primária do sistema, ou seja, a ocorrência de bugs e falhas não será algo incomum. Justamente por isso não é indicado substituir uma versão estável por uma beta — a fase de testes serve exatamente para aparar as últimas arestas antes de lançar tudo para o grande público.

As novidades

O novo macOS virá repleto de novidades. Como anunciado em junho, ele finalmente ganha suporte para Siri, a assistente pessoal virtual da Apple. Assim como já acontece no iPhone, no Mac, o recurso ajudará o usuário a realizar pesquisas na web, a encontrar arquivos no seu próprio computador, a reproduzir músicas e filmes e muito mais.

Continua após a publicidade

Outra novidade do novo sistema operacional da Apple inclui uma maior integração entre todos os dispositivos da empresa por meio de uma área de transferência compartilhada entre eles. Em suma, você dá o Ctrl + C em um aparelho e o Ctrl + V em outro, tudo sem precisar de nenhum outro programa.

O sistema agora otimiza o espaço disponível em sua máquina ao alocar arquivos mais antigos e pouco utilizados automaticamente na nuvem. A organização das imagens também foi aprimorada com um recursos semelhante ao serviço de fotos do Google; agora, basta procurar por “gato” ou “cachorro” para encontrar suas fotos em gatos ou cachorros aparecem.

As demais novidades do macOS incluem também 150 GB gratuitos no iCloud e o recurso Picture in Picture, que assistir a vídeos da web em pequenas telas que se sobrepõem às demais — recurso semelhante ao que já existe no navegador Opera —. Figuram ainda na lista de novos recursos emojis maiores e stickers no app de mensagens, suporte ao Apple Pay para pagamentos na web, desbloqueio automático com um Apple Watch e suporte para navegação em abas em basicamente todos os programas que rodam no sistema da Apple.

O novo macOS Sierra deve chegar gratuitamente à maioria dos usuários de MacBooks e iMacs no último trimestre de 2016.

Continua após a publicidade

Fonte: Apple